A Prefeitura de Mampituba, através de nota oficial, cancelou, na última sexta-feira,28, a realização da 1ª Festa Municipal da Pitaya. A festa aconteceria nos dias 11,12 e 13 de fevereiro.
Conforme a nota, o motivo é o aumento de casos de Covid 19 “Como é de conhecimento de todos, o país enfrenta uma alta nos casos de covid-19 e, de forma coerente, seguindo orientações do Governo do Estado, não nos restou outra alternativa senão o cancelamento.”
A nota diz ainda que o município poderá, em um futuro breve, planejar outra grandiosa festa. Porém, em uma situação normalizada em relação a pandemia sem que a população fique exposta à riscos.
O fruto é originário da América do Sul e é cultivado em alguns municípios do litoral Norte e também no Sul de Santa Catarina. Segundo o secretário de Turismo da cidade, Vilson Júnior, a fruta tem uma procura que se intensifica dia a dia. Alem de ser uma fruta muito bonita ela é saborosa e utilizada na culinária e medicina como regulador intestinal. Conforme o secretário a produção da fruta é recente no município e concentrada principalmente na região do Costãozinho onde existe dezenas de produtores e local onde aconteceria a festa.
Fonte: JPN/PMM