Fevereiro chegando e o Projeto Praia Acessível segue disponível para moradores e visitantes com deficiências físicas ou com mobilidade reduzida. Com a cadeira anfíbia e o auxílio da equipe da Secretaria da Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social, dá para curtir um banho de mar, um passeio à beira-mar ou os dois.
No sábado, 29/01, foi a vez do Paulo Henrique Zanatta, 42 anos, de Garibaldi/RS. De acordo com a secretária-adjunta da Secretaria da Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social, Lediene Valim, Paulo tem casa de veraneio em Arroio do Sal.
“O Paulo nos contou que participou do projeto em 2019 e não sabia que seguíamos com a mesma proposta nesse verão. Foi quando recebeu um e-mail da nossa Secretaria, que foi enviado com o objetivo de comunicar a todos que já participaram no passado, que o Praia Acessível segue disponível”, explica Lediene.
Paulo tomou banho de mar, passeou pela orla, juntamente à equipe do Projeto, acompanhado da mãe, que relatou que ele estava ansioso para o sábado.
Sobre o Projeto
O projeto ocorre aos sábados, até o dia 26/02/2022, junto ao Quiosque do Turista, na área central do município. A cadeira anfíbia é um modelo de cadeira de rodas desenvolvida com a finalidade de permitir o acesso de um cadeirante à praia. Feitas em materiais resistentes à água: como o plástico, o alumínio e o aço inox, essas cadeiras são leves e não afundam na água.
Para participar
Para participar é só procurar a equipe responsável pelo projeto em Arroio do Sal, aos sábados, junto ao Quiosque do Turista, durante a temporada de verão, nos horários das 9h às 12h, e das 15h às 18h. O serviço será oferecido até o carnaval, dia 26/02, sábado.
O projeto Praia Acessível é promovido pela Faders – Acessibilidade e Inclusão desde 2012, com parceiros públicos, privados e voluntários, com o propósito de criar uma cultura de respeito à acessibilidade à beira-mar e incentivar os gestores públicos a implementar e manter projetos permanentes de acessibilidade em seus municípios.
:: Quer receber as notícias da Prefeitura de Arroio do Sal no seu celular? Basta salvar o número (51) 3687-3550 na sua agenda e enviar uma mensagem com o texto: “Notícias”.
Fonte: Ascom PMAS / Melissa Maciel