Um grupo de praticantes de esporte realizou reparos, por contra própria, na quadra de basquete da Praça Pinheiro Machado, localizada em frente ao calçadão entre a Praia Grande e a Prainha, em Torres.
A última vez que a quadrinha (como é chamada pelo grupo) passou por reforma foi em 2019, também realizada por pessoas que utilizavam o local. Neste intervalo, a falta de manutenção da quadra resultou em uma severa degradação, gerando o risco de queda da tabela: “O local estava caindo aos pedaços, a tabela ameaçava cair, se balançava, perigoso até para as crianças que jogam ali. Essa reforma tem que ser feita uma vez por ano, já que o local fica na beira da praia, oque acelera a degradação”, explicou um dos praticantes do esporte que frequenta a quadra.
Em novembro de 2021, o grupo então se uniu e decidiu iniciar uma vaquinha, com o intuito de reunir o valor necessário para a realização dos reparos. Segundo os organizadores, a prefeitura de Torres informou ao grupo que em dezembro o local passaria por uma revitalização, e que fez com que os atletas aguardassem o início das obras.
Em janeiro deste ano, como o local permanecia ser reforma, o grupo de usuários da quadra que já contava com 40 pessoas entre crianças, jovens e adultos, retomou a vaquinha e conseguiu arrecadar aproximadamente R$ 700,00. O valor foi utilizado em sua totalidade para a compra de materiais utilizados nos reparos, sendo um deles um aro novo. Uma nova tabela foi doada pelo pai de um dos usuários da quadra, bem como as tintas utilizadas para a pintura, também doadas por um dos usuários.
No dia 24 de janeiro o grupo se mobilizou e iniciou por conta própria a intervenção. Foi feita a retirada do aro antigo, a quadra recebeu nova pintura, e posteriormente foi realizada a instalação do novo aro e tabela. A obra foi registrada em vídeo postado no Instagram da quadra, administrado pelos jogadores que utilizam o espaço.
A Praça Pinheiro Machado, local onde a quadrinha está localizada, fica a poucos metros da sede da prefeitura de Torres, e é de reponsabilidade do município. Em contato com a central de jornalismo da Rádio Maristela, a secretaria da cultura e do esporte de Torres, por meio da assessoria de comunicação informou que realizou um reparo no aro nos últimos meses, visto que o risco de queda era visível. A secretaria ainda informou que pretende realizar a substituição da tabela comprada e instalada pelo grupo além de pintura da quadra , e instalação de bancos bancos. A revitalização não possui data de início definida.
Produção: Maria Stolting / Rádio Maristela