AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Fevereiro Roxo é destaque na iluminação temática da Câmara de Vereadores de Balneário Gaivota e alerta para doenças

Fevereiro Roxo é destaque na iluminação temática da Câmara de Vereadores de Balneário Gaivota e alerta para doenças

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Inaugurada para celebrar o Outubro Rosa, mês de conscientização e de atenção à saúde da mulher, a iluminação temática do prédio da Câmara de Vereadores de Balneário Gaivota já passou pelo Novembro Azul, mês de cuidados com a saúde do homem, no Natal predominou o vermelho e verde e neste mês a campanha é pelo Fevereiro Roxo. O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fernando do Tide, idealizador do projeto, destacou que a iluminação temática deste mês destaca o mês da consciência sobre Lupus, Fibromialgia e mal de Alzheimer.”

O que é o Lúpus?
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o próprio sistema imunológico de uma pessoa passa a atacar órgãos e tecidos do corpo (como se eles fossem invasores externos). Pouco se sabe sobre a origem das doenças autoimunes. Elas são crônicas, porém o tratamento adequado é indispensável para mantê-las sob controle e reduzir os sintomas — que podem ser extremamente dolorosos.
O Lúpus ganhou mais visibilidade após duas artistas muito famosas, Selena Gomez e Lady Gaga, revelarem que sofrem com a doença. A primeira passou por um transplante de rim, enquanto a segunda é mostrada no documentário Gaga: Five Foot Two, sofrendo com intensas dores nas articulações em decorrência dessa condição. O Lúpus Discóide é uma versão um pouco mais branda da doença, que afeta somente a pele. Seu principal sintoma é o surgimento de uma lesão avermelhada no rosto, na nuca e no couro cabeludo.

Em que consiste a Fibromialgia?
A Fibromialgia é uma síndrome ainda pouco conhecida, cujos principais sintomas são:
dor generalizada; fadiga; dificuldades cognitivas (problemas de concentração, perda de memória etc); formigamento nas extremidades do corpo (mãos e pés). Como todos os sinais acima são problemas relativamente comuns, acredita-se que a doença seja subnotificada. As dores da fibromialgia são constantes e costumam durar cerca de três meses a cada vez. A pessoa afetada nota uma redução em sua capacidade de se exercitar, justamente devido às dores e à fadiga. Ela também passa a sofrer com problemas de sono, como insônia e apneia, muitas vezes apresentando quadros de depressão.
A maioria dos portadores é composta por mulheres entre 30 e 60 anos de idade, mas a síndrome pode surgir mais cedo, inclusive na infância e na adolescência. Sabe-se que há fatores genéticos envolvidos, ou seja, quem tem um familiar com Fibromialgia é mais propenso a apresentar a doença.

Como a doença de Alzheimer se caracteriza?
Descrita pela primeira vez em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, a doença de Alzheimer é neurodegenerativa. Os principais sintomas são a falta de coerência na fala e a perda da memória recente: o paciente se lembra de fatos de muitos anos atrás, mas não sabe dizer sobre coisas que fez hoje.
O Alzheimer está associado à idade avançada, porém pode surgir de forma prematura, especialmente em pessoas com casos semelhantes na família. A doença é a principal causa de demência e leva o paciente a depender de ajuda para realizar tarefas básicas.
A capacidade de atenção, aprendizado e convívio social fica seriamente afetada, sendo que o quadro é incurável. Entretanto, é possível fazer um tratamento terapêutico e medicamentoso para retardar os efeitos mais graves, principalmente quando a detecção ocorre ainda no estágio inicial.
Quem tem familiares idosos ou pessoas de meia-idade com casos de Alzheimer na família deve ficar atento quanto a problemas de linguagem, esquecimento de fatos recentes, confusão com horário e dia da semana ou desorientação em lugares conhecidos.

Fotos: Iluminação temática

Fonte: Ascom PMBG