A Prefeitura Municipal de Passo de Torres, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, localizou e autuou o proprietário de uma área de aproximadamente 1 hectare que estava queimando há alguns dias em Bella Torres. A ação contou com a parceria da Polícia Militar e moradores locais, que ajudaram nas denúncias.
Os relatos iniciaram há uma semana quando a Secretaria de Meio Ambiente começou a receber inúmeras denúncias sobre queimadas. Na maioria dos casos, os denunciantes mencionavam um cheiro muito forte de fumaça durante a madrugada. Com a chegada das informações, uma grande rede de investigação foi instaurada, possibilitando a chegada no local da queimada, onde ainda havia vestígios de fogo.
Por ausência de flagrante, o proprietário da área foi notificado e compareceu a sede da Secretaria de Meio Ambiente, onde foi autuado e responsabilizado pela queimada, devendo realizar a contenção das chamas o mais rápido possível. Segundo o autuado, o fogo ocorreu de forma acidental, possivelmente por alguma bituca de cigarro jogada na área.
“Quando chegamos ao local, observamos que o fogo estava queimando de forma lenta, mas constante, pois se tratava de solo turfoso e como estamos com poucas chuvas, o solo estava seco e queimando por baixo”, disse o Secretário de Meio Ambiente Roger Maciel, que acompanhou a ação de fiscalização juntamente com a Polícia Militar.
O termo turfa refere-se a solos altamente orgânicos que são provenientes, primariamente, de vegetação, caracterizando-se por formar depósitos não consolidados e por conter um alto teor de colóides (húmus) não cristalinos.
Fonte: Ascom PMPT