O projeto da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Criciúma, anteriormente interrompido devido a pandemia, volta a funcionar.
Trata-se de um programa que visa a ressocialização dos apenados do município, beneficiando aqueles que têm boa conduta com a diminuição da pena por serviços prestados à comunidade.
O contrato firmado entre o Governo Estadual de Santa Catarina e a Secretaria de Assistência Social, prevê que até quarenta presos possam ser beneficiados com o projeto. Atualmente, dez detentos foram contemplados.
Aqueles que forem selecionados, além de receber a redução de um dia de pena a cada três dias de prestação de serviços, recebem uma bonificação de um salário mínimo, onde 75% será pago para usufruto próprio e outros 25% serão repassados para um fundo prisional, dedicado à abater os custos mensais de cada preso.
Os beneficiados pelo programa, prestam diversos serviços no município, sendo distribuídos por equipes na limpeza e manutenção das vias públicas e em ações junto a Defesa Civil Municipal.