As perdas geradas pela estiagem, especialmente na agropecuária, mobilizaram a Prefeitura Municipal de Arroio do Sal em decretar situação de emergência no município.
Com o Decreto, o Município atendeu desde o dia 17 de fevereiro até a manhã de segunda-feira, 07 de março, de Norte a Sul, 40 propriedades rurais identificadas como casos mais críticos de falta de água para bovinos. Nas propriedades foram desassoreados mais de 70 bebedouros de água para o gado, tendo em vista a existência de propriedades de maior porte que necessitou de mais bebedouros para atender a demanda de bovinos registrados.
De acordo com o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão), “a demanda surgiu com a estiagem que secou muitas vertentes de água nas propriedades, consequentemente, açudes e valos secaram, levando algumas propriedades registrar mortes de bovinos por conta da falta de água”.
Segundo informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agropecuária e Pesca, de agosto de 2021 a março de 2022, o município registra 19 mortes de bovinos sem diagnóstico, sendo que os meses de setembro, novembro e dezembro, obtiveram maiores registros, coincidindo com período de estiagem.
Os proprietários comtemplados na iniciativa comprovaram possuir bloco de produtor com número de Inscrição Estadual e a equipe da diretoria de Agropecuária e Pesca acompanhou todos os atendimentos. A previsão da Defesa Civil do RS de normalização das chuvas para o Estado é de maio de 2022.
:: Quer receber as notícias da Prefeitura de Arroio do Sal no seu celular? Basta salvar o número (51) 3687-3550 na sua agenda e enviar uma mensagem com o texto: “Notícias”.
Fonte: Ascom PMAS / Melissa Maciel
Fotos: Liziane Maciel – PMAS