AO VIVO
AO VIVO
Home CLIMA Engenheiro da Prefeitura de Meleiro flagra formação de tornado no interior do município

Engenheiro da Prefeitura de Meleiro flagra formação de tornado no interior do município

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

O município de Meleiro, no Sul do estado, vem sendo o epicentro de tornados nos últimos dias. Desde o último sábado, 05 março, ocorrências com prejuízos no setor primário e terciário tem sido registradas em Meleiro.

Um outro tornado chegou a se formar, mas logo de desmanchou na tarde desta quarta-feira, 09, como relata o engenheiro de obras da Prefeitura, João Francisco Nazário.

“Eu estava na Boa Vista, filmando na direção na Linha São José e Sanga Grande, por três vezes esteve se formando o redemoinho do tornado, mas acabou se desmanchando”, relatou o engenheiro de Obras da Prefeitura de Meleiro, João Francisco Nazário, que na tarde desta quarta-feira, estava vistoriando as obras da ponte que está sendo edificada sobre o Rio Jundiá, no limite com o município de Turvo.

De acordo com o meteorologista da NSC Leandro Puchalski, imagens de satélite não indicam, nesta quarta, nuvens associadas a formação de um tornado na região. “Dá para dizer que é a mesma nuvem que traz tornado. Não dá pra ver [no vídeo] se tem rotação, mas se vê que não toca o solo. Portanto, uma nuvem funil que não provoca estragos”, disse.
Formação dos Tornados:

1 – A massa de ar frio forma uma “tampa” sobre a massa de ar quente próxima ao solo, impedindo a formação de nuvens. Com a entrada de uma frente fria ou pelo aquecimento excessivo da faixa de ar próxima ao solo, o ar quente rompe a tampa e invade a massa de ar frio.

2 – O ar quente sobe e se expande, com velocidade que pode chegar a 250 KM/h. A instabilidade na atmosfera pode fazer com que o movimento de expansão ocorra em forma espiral.

3 – Umidade condensada cai em forma de chuva. Com a evaporação, o tornado se forma abaixo da “tampa” em área onde não há chuva. Ao contrário dos furacões, os tornados são compactos e de curta duração.

Um tornado normalmente apresenta 100 metros de extensão, e sua duração é de poucos minutos.

Fonte: Wagner de Cerqueira e Francisco

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing