AO VIVO
AO VIVO
Home » Comissão organizadora da Reunião Internacional de Canionismo Brasil 2022 se prepara para receber o evento em Praia Grande/SC

Comissão organizadora da Reunião Internacional de Canionismo Brasil 2022 se prepara para receber o evento em Praia Grande/SC

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A comissão organizadora do RIC (Reunião Internacional de Canionismo) Brasil 2022, evento que será realizado no mês de setembro em Praia Grande/SC, esteve reunida na última semana com a chefe dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral para dialogar sobre a autorização para entrada nos canyons localizados dentro das Unidades de Conservação (UC’s) selecionadas para o evento.

Este encontro é um marco para o desenvolvimento da atividade esportiva dentro de Unidades de Conservação Federais, principalmente nos Parques de Aparados da Serra e Serra Geral, que são os primeiros Parques Nacionais do Brasil permitindo a prática do canionismo dentro de UC’s.

Na autorização solicitada pela Prefeitura Municipal, que é a responsável legal do evento, foi requisitado a inclusão de entradas prévias para análise das proteções existentes e verificação da necessidade de possíveis manutenções das mesmas.

A primeira ação neste sentido irá ocorrer nos dias 25, 26, 27 e 28, com a realização de uma visita técnica sobre grampeação (proteções utilizadas para realizar a atividade de canionismo, que consiste em percorrer o interior dos canyons, seguindo sempre o percurso do rio, superando seus obstáculos, seja através de atividades verticais com uso de cordas para fazer rapéis, ou ainda saltos, dentre outros), com os membros da APKanion (Associação Praia-Grandense de Canionismo), associação esportiva local parceira na organização do evento que é chancelado pela Federação Internacional de Canionismo (FIC).

No mês de maio, também será realizado um curso de capacitação para resgates verticais em áreas remotas. Todas estas ações visam o aprimoramento da qualidade técnica da comunidade esportiva local, bem como a melhoria na oferta de segurança para praticantes de toda região.

Vale ressaltar que todas as atividades que serão realizadas estão em conformidade com as prerrogativas existentes no Plano de Manejo criado em 2004, que em breve passará por uma revisão geral, com foco em seu zoneamento.

Para mais informações, acesse o site www.ricbrasil2022.org que está disponível em quatro idiomas para toda comunidade mundial.

Fonte: Ascom PMP