AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Primeiro caso de dengue em Torres é confirmado nesta quinta-feira

Primeiro caso de dengue em Torres é confirmado nesta quinta-feira

por Paula Borges
A+A-
Reset

Moradora de 24 anos, do bairro Igra Norte, na cidade de Torres, testou positivo para dengue. São mais de 150 focos do mosquito no município hoje, 31/03, conforme informação do responsável pela Vigilância Ambiental, o biólogo Lasier França, em entrevista para a Rádio Maristela.

De acordo com o profissional, Torres, nos últimos anos, não apresentou muitos casos confirmados, nos últimos 10 anos foram aproximadamente 10 contaminações.

Os sintomas são facilmente confundidos com os da gripe, febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares, dor nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos. O resultado do exame laboratorial leva sete dias para ficar pronto, ainda não está sendo fornecido teste rápido. Segundo os especialistas para o tratamento da doença é necessário fazer muito repouso, ingerir muito liquido, e indispensável a procura por um médico.

O biólogo Lasier faz um apelo à comunidade, “denuncie focos, mas também cuide do seu pátio, se tiver lixo, entulho, água parada, não deixe acumular. Temos encontrado larvas do mosquito nos ralos dos pátios, bromélias, casca de coqueiro, pneus, recipientes parados e terreno baldio, vamos manter limpos”, pede o biólogo e informa que onde encontra o maior número de focos são nas residências privadas, por isso enfatiza, “muito importante todo mundo fazer sua parte”.

Os dois meses seguintes, abril e maio, de acordo com Lasier, é o período mais crítico para a contaminação da dengue no estado do Rio Grande do Sul. O Litoral Norte está com três casos confirmados, um em Tramandaí, Capão da Canoa e Torres.

Ciclo do Aedes aegypti

O mosquito elimina o ovo em água parada, com a temperatura alta vira uma larva, após uma pupa e depois mosquito adulto. Todo esse processo leva de sete a 10 dias e ele têm de um ano e meio à dois anos de vida. 

Para denúncias de água parada entre em contato somente pelo WhatsApp (51) 3626-1644, evitando enviar áudio, se possível enviar fotos do local e o endereço completo.

Estagiária Paula Borges, sob supervisão de Melissa Maciel

Foto: Banco de imagens