O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) encerrou, na última quinta-feira, a Operação Verão 21/22, com a desativação do serviço de guarda-vidas. Com base nos resultados obtidos, o CBMRS entende que a 5ª Operação Verão da Corporação atendeu todas as expectativas desde seu início, em 18 de dezembro de 2021.
A 5ª Operação Verão do CBMRS apresentou um aumento significativo de ações de prevenção (silvos de apito e alertas), e, uma diminuição das ocorrências de resgate/salvamentos. Durante a temporada, dois óbitos por afogamento em áreas sem balizamento para o banho foram registrados. São índices que superam de forma positiva a 4ª Operação Verão 2020/2021, mesmo sendo a segunda operação realizada em meio uma situação sanitária que exigiu protocolos de distanciamento social e maiores cuidados com a saúde coletiva e individual.
Devido a protocolos sanitários mais flexíveis, o banhista apresentou um comportamento diferente ao ano anterior, estando mais próximo das áreas demarcadas para banho e se expondo menos a situações de risco. O reflexo disso foi a diminuição em 80% dos casos de mortes por afogamento, considerando que não houve óbitos em áreas balizadas para banho.
De acordo com o CBMRS, é importante salientar, ainda, que o número de ocorrências de salvamento e resgate de pessoas em risco de afogamento apresentou queda de 31% em relação a 4ª Operação Verão – sendo 425 no litoral norte, 38 no sul e 69 nas águas internas. Números refletidos pela atuação constante dos profissionais das guaritas, orientando o veranista e sinalizando o local de banho seguro.
Agora, sem a presença de guarda-vidas, a orientação é que as pessoas continuem tomando os cuidados sempre que for usufruir do lazer em ambientes aquáticos.
Fonte: CBM