As provas são decididas pelo diretor do Campeonato ou Festival antes de cada briefing dos pilotos, em função das condições climatológicas do momento.
As provas aplicadas aos pilotos são do tipo de precisão quando um alvo, no chão ou suspenso, deve ser atingido.
No 32º Festival Internacional de Balonismo, durante os campeonatos, a organização vai somando todos os pontos dos pilotos nas provas para somá-los ao final do evento e definir o campeão da competição.
TAREFAS / PROVAS:
-ALVO DECLARADO PELO PILOTO (PDG)
Competidor tentará jogar uma marca próxima a um alvo selecionado por ele mesmo e declarado por ele antes do voo.
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo declarado. A menor distância é melhor.
-ALVO DECLARADO PELO JUIZ (JDG)
Competidores irão tentar jogar a marca num alvo previamente marcado pelo juiz
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. A menor distância é melhor.
-VALSA DA HESITAÇÃO (HWZ)
Competidores irão tentar jogar a marca próximo a um dos vários alvos previamente marcados pelo juiz
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X mais próximo, se colocado, ou do alvo. A menor distância ó melhor.
-FLY-IN(FIN)
Competidores irão procurar o seu próprio local de decolagem, fora de um raio predefinido e tentar jogar a marca o mais próximo do alvo previamente marcado ou do alvo em X.
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. A menor distância é melhor.
-FLY-ON(FON)
Competidores irão tentar jogar uma marca o mais próximo de um alvo selecionado por ele mesmo e declarado por ele durante o voo.
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo declarado. A menor distância é a melhor.
O competidor deverá escrever claramente na sua marca anterior o seu alvo declarado para o fly-on.
-CAÇA A RAPOSA (HH)
Competidores irão seguir um balão raposa e tentar jogar a marca o mais próximo ao alvo em X colocado PELA RAPOSA não mais que 10 metros na direção do vento em relação ao cesto após o pouso.
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X. A menor distância é melhor.
-CAÇA A RAPOSA COM CORRIDA (WSD)
Competidores irão voar para o ponto de decolagem de um balão raposa, seguir o balão raposa e tentar jogar a marca o mais próximo do alvo em X colocado pelo balão raposa a não mais que 10 metros na direção do vento em relação ao cesto depois do pouso.
O resultado ó a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X. A menor distância é melhor.
-GORDON BENNETT MEMORIAL (GBM)
Competidores irão tentar jogar a marca dentro de uma(s) área(s) de pontuação o mais próximo a um alvo previamente marcado.
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. A menor distância é melhor.
-AO ALVO COM JANELA DE TEMPO (CRAT)
Competidores irão tentar jogar a marca dentro de uma área válida o mais próximo de um alvo previamente marcado. A(s) área(s) de pontuação terão períodos de tempos específicos de validade.
O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo, dentro da janela de tempo. A menor distância é melhor.
-MÍNIMA DISTÂNCIA COM ÁREA DE PONTUAÇÃO (SF)
Competidores irão tentar jogar a marca o mais próximo ao ponto de decolagem dentro de uma(s) área(s) definida.
O resultado é a distância entre o ponto de medição da marca ao ponto de decolagem. A menor distância é melhor.
Fonte : Air Show Sports / Federação Brasileira de Pilotos de Balão (F.B.P.B )