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Golpe da falsa compra no cartão está sendo registrado em Torres

por Heloísa Cardoso
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Foto: Divulgada através de um ouvinte

Segundo informações apuradas nesta quinta-feira, 2 de junho, pela Rádio Maristela, através de uma agência bancária, os golpistas estão entrando em contato com clientes, através de mensagem de texto (SMS) se passando pelo banco (foto à direita), informando a respeito de uma compra realizada com o cartão da vítima e que, em caso de não reconhecimento da compra, é orientado ao cliente ligar para o número disponibilizado na mensagem.

A partir do momento em que o cliente liga para o número da falsa Central de Atendimento, o golpista questiona se a vítima reconhece a transação e como a compra não existe, o falso atendente convence a vítima de que o cartão foi clonado e que um funcionário do banco irá retirá-lo na residência ou em outro local para segurança da operação.  Ao retirar o cartão, e para dar veracidade a situação, o falso funcionário corta ou dobra o cartão, mas deixa o chip intacto. É com esse chip que os criminosos conseguem fazer compras, sacar dinheiro ou contrair empréstimos, consolidando o golpe.

Como se prevenir

​Com o intuito de conduzir a população para a prevenção desse tipo de golpe, divulgamos aqui algumas orientações sobre o tema: 

1. Caso você desconfie de alguma ligação ou mensagem de texto da sua agência bancária, entre em contato através do número da Central de Atendimento que está registrado no verso do cartão, cinco minutos após a ligação suspeita (os golpistas grampeiam o telefone do cliente por até dois minutos após a finalização do contato, mesmo o cliente ligando para o número informado no cartão ou no site do banco é o fraudador quem “atende” a ligação do cliente), ou, ligando através de outro telefone;

2. Os números de telefone podem ser encontrados no site oficial do banco ou no verso do seu cartão;

3. Os bancos nunca recolhem cartões bancários, mesmo que inutilizados;

4. Pedir que o cliente digite ou informe​ senhas também não é uma prática do banco;

5. Caso precise jogar fora um cartão, destrua-o completamente, cortando seu chip ao meio, e nunca o entregue a ninguém;

6. Em caso de dúvida sobre a veracidade do contato, procure a agência mais próxima do seu banco.

Estagiária Heloísa Cardoso, sob supervisão de Leonir Alves.