AO VIVO
AO VIVO
Home MEIO AMBIENTE Primeiros plantios de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica são realizados no Sul catarinense

Primeiros plantios de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica são realizados no Sul catarinense

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

No dia 17 de maio de 2022, o Programa AMABio completou seu primeiro ano de vida. Alguns dias antes, no da 12 de maio, foi realizado o primeiro plantio, concluindo o primeiro ciclo de trabalho no município de Morro Grande. Por volta das oito horas da manhã, alunos e professoras chegaram na localidade da Pousada Saltinho destinada para a atividade de plantio. O espaço foi eleito levando-se em conta a natureza do ambiente, propriedades do solo e a proximidade de uma mata ciliar. Antes do início da atividade, alunos e professores receberam os conceitos base para que pudessem realizar as etapas com êxito. E, assim se deu.

Das oito às dez da manhã, os alunos e professores trabalharam com afinco para que a ação fosse feita da melhor forma, resultando no plantio de mais de 500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Todas as mudas plantadas nesse primeiro momento são consideradas pioneiras, o que significa que possuem crescimento rápido e bastante afinidade com a luz solar, ideal para o início da restauração ambiental. Mais tarde, o plantio será enriquecido com mudas ou sementes de espécies de biodiversidade, as quais possuem crescimento lento, não possuem afinidade com o sol, mas atraem diferentes animais que dispersarão sementes para outras localidades. Enquanto isso, João Peron, o associado proprietário da Pousada Saltinho, fez questão de cuidar muito bem das plantas promovendo a limpeza e o cercamento da área.

Jaider Rodrigues, um dos monitores do Programa, pontua sobre a atividade: “É muito gratificante ver as crianças colocando a mão na terra. Por conta da popularização dos celulares e computadores, pouco se tem registrado de crianças e adolescentes em contato direto com a natureza. Tenho certeza de que uma atividade como essa, promovida pelo Sicoob Credisulca, marcará positivamente a vida dessas pessoas e mudará sua perspectiva sobre como cuidar da natureza”. Além da Pousada Saltinho, outras propriedades receberam as mudas do Programa. Houve o plantio da beira do rio Manoel Alves em Morro Grande, com 170 mudas; da propriedade de Joacir Matgnago em Turvo, com 200 mudas; e por fim, da propriedade do associado Gian C. Miguel em Ermo, com 450 mudas. No total, foram mais de 1.300 mudas em menos de um mês.

Acerca desta primeira atividade, Romanim Dagostin, Presidente do Sicoob Credisulca, afirma: “É muito lindo ver nossas ações gerando seus primeiros resultados. O plantio dessas mudas simboliza nossa preocupação com o nosso bioma e com os pilares do cooperativismo. Agir com responsabilidade ambiental é um compromisso estabelecido por nossa cooperativa, de impactar positivamente a vida da nossa comunidade. Essa é nossa grande missão”. Ações sustentáveis estão se mostrando cada vez mais fundamentais e emergenciais, em especial quando levamos em conta os resultados apresentados pelos diferentes órgãos de ciência climática. Agir a favor do meio ambiente em tempos assim é dever de todos, e o Sicoob Credisulca sabe disso.

Fotos: Sicoob Credisulca

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing