AO VIVO
AO VIVO
Home MEIO AMBIENTE Você sabe o que fazer quando encontra animais marinhos pela orla?

Você sabe o que fazer quando encontra animais marinhos pela orla?

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Nessa época do ano é muito comum avistarmos lobos-marinhos e leões marinhos nas praias do litoral. Frequentemente, moradores e turistas não sabem ao certo o que fazer quando encontram um desses animais marinhos ou até mesmo a quem recorrer.

Na noite de ontem, 04/07, segunda-feira, um leão marinho do tipo leão-marinho do sul (Otaria flavescens) aportou na beira do Rio Mampituba, em Torres. É considerada uma das espécies mais comuns no Rio Grande do Sul. É comum os animais procurarem a orla para recuperar as energias, situação que acaba colocando os animais expostos ao estresse pela aproximação de pessoas e ataques de animais domésticos, como os cães.

O alerta dos biólogos é para se evitar qualquer tipo de contato com o animal e, se possível, ligar para os órgãos competentes para uma avaliação sobre o estado de saúde do animal: secretaria municipal de Meio Ambiente, Patrulha Ambiental (Patram) ou o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da UFRGS (Ceclimar).

“As pessoas não devem se aproximar do animal. Não deve alimentá-lo, e, principalmente, não deixar que outros animais domésticos, como cachorros, entrem em contanto com ele. Isso pode causar um nível alto de estresse”, orientam os especialistas em animais marinhos.

Quando as autoridades competentes são comunicadas, equipes profissionais são deslocadas até o local para avaliar de forma segura e preventiva o estado de saúde. Na maioria das vezes o animal está apenas descansando, logo que as energias forem recuperadas, retornará para o mar.

A Fauna Marinha RS produziu um vídeo, no qual o biólogo Mauricio Tavares, dá cinco dicas sobre o que fazer se encontrar um desses animais.

Confira:

O que fazer quando encontrar um Pinípede (leões-marinhos e lobos-marinhos) na praia:

Manter distância: a distância mínima de 10 metros e respeitar o uso que ele faz da faixa de praia;

Não alimente o animal;

Não force o animal a entrar na água;

Não retire o animal da praia, na maioria das vezes o animal está apenas descansando e ao tentar move-lo pode acabar estressando o animal;

Afastar os cães, estes acabam agitando os animais que estão descansando e acabam prejudicando o descanso do animal, que na maioria das vezes está saudável e pode adoecer por estes motivos.

Confira os telefones das autoridades:


Patram Litoral Norte

Osório: 3601-1726 ou 3663 -7285
Tramandaí: 9 8608 – 0836 ou 3661-4620
Capão da Canoa: 98504-6899 ou 9 8608-0837
Torres: 3262-4798 ou 9 8608 0839

Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos – Torres

(51) 3664-4874

Ceclimar

(51) 3627 1309
(51) 3627 5384
(51) 3627 1505

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing