Um tema recorrente no litoral é o abandono de animais nos balneários e praias ao final da temporada de verão e, cada vez mais, durante todo o ano. No Sul catarinense, a Associação de Proteção aos Animais Bella (APAB), situada no Balneário Bella Torres, em Passo de Torres, realiza um trabalho importante no resgate de animais abandonados no Município.
De acordo com a presidente da APAB, Carla Sagaz Silva Balbino, o abandono causa problemas de saúde pública, ocasionados por animais sem tutores, podendo transmitir várias doenças a outros animais e pessoas e o problema da multiplicação de filhotes, devido à falta de castração, agrava ainda mais a situação.
Outra dificuldade enfrentada é em relação aos lares temporários, que se encontram super lotados com animais para adoção. Carla afirma que é urgente uma ação do poder público no sentido de instituir um espaço adequado para os animais, garantindo a sua manutenção e a ampliação do projeto de castração comunitária.
Conheça mais sobre o trabalho da APAB e colabore, contatando pelo Instagram @associacao_animaisbella
Com informações Nortesul / Fátima Machado
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.