AO VIVO
AO VIVO
Home RELIGIÃO Jornada Pedagógica do RS debate as possibilidades do Pacto Educativo Global proposto pelo papa Francisco

Jornada Pedagógica do RS debate as possibilidades do Pacto Educativo Global proposto pelo papa Francisco

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

“A emergência educativa revela que é urgente uma escuta mais atenta aos reais problemas que afetam pessoas, situações e sistemas”, aponta dom Leomar Brustolin. O bispo referencial da Comissão Episcopal para a Cultura e Educação da CNBB convida para a 1ª Jornada Pedagógica, que acontece entre os dias 19 e 21 de julho em modalidade virtual, pelo YouTube da CNBB Sul 3.

A Jornada apresenta para a reflexão o tema Pacto Educativo Global: possibilidades e pretende compreender o Pacto na perspectiva da escuta do discernimento e da ação à luz das palavras do Papa Francisco e da Campanha da Fraternidade de 2022, cujo tema foi Fraternidade e Educação.

Durante os três dias da Jornada Pedagógica serão trabalhados três aspectos: a escuta, o discernimento e a ação. Dom Leomar explica:

Depois da escuta, se fará um discernimento para encontrar luzes e indicativos, para aprender a trabalhar melhor os processos educativos à luz de um humanismo integral e solidário. No terceiro momento a Jornada pretende indicar iniciativas que possam reverter ou amenizar o quadro grave no qual se encontra a educação neste país, especialmente, no contexto pós-pandêmico.

A Comissão de Educação e Cultura destaca que o encontro quer reunir professores, educadores populares, famílias e demais interessados em discutir a realidade da educação. “É preciso entender que uma educação integral é urgente. E nesta educação integral todos os fatores precisam ser considerados, inclusive o valor de recuperar a dimensão religiosa do ser humano, a dimensão transcendente para que se recupere o sentido da vida e a ética para conviver”, ressalta dom Leomar Brustolin.

inscrição para participar desta 1ª Jornada Pedagógica é gratuita e deve ser feita no link https://forms.gle/XnzwwjxDtniz3L4X6.

Confira entrevista na Rádio Maristela com o arcebispo metropolitano de Santa Maria, dom Leomar Brustolin, membro da Comissão de Doutrina da Fé na CNBB e bispo referencial para a Educação e Cultura no Regional Sul 3 da CNBB, falando sobre a Jornada Pedagógica do RS debatendo as possibilidades do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco.


Programação:

A cada noite, das 20h às 21h30min, dois assessores trabalharão os temas da escuta, discernimento e ação, a partir do seguinte cronograma:

19/07 – Prof. Dr. Moisés Sbardelotto e Profa. Dr. Hildegard Jung – Escutar os apelos educacionais através de uma pedagogia da Escuta.

20/07 – D. João Justino e Prof. Me. Ricardo Mariz – Quais os discernimentos através da escuta da realidade iluminada pelo Pacto Educativo Global.

21/07 – Prof. Dr. Adriana Kampff e Prof. Dr. Paulo Fossatti – A partir da Escuta e do Discernimento do Pacto Educativo Global e da CF 2022, o que podemos propor para a realidade educacional que se apresenta?

Fonte: CNBB Sul 

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing