AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Osório promove formação

Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Osório promove formação

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Motivados pelo texto 1Tim 4, 12-16, o Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Osório promoveu uma formação diocesana no último domingo, 24/7, no Centro de Pastoral da Paróquia São Domingos, em Torres. Foram realizadas três formações simultâneas: Curso Fundamental, Curso de Dirigentes e Curso para Mensageiros.

O Grupo Executivo Diocesano (GED), que assumiu no início de 2022, tem como objetivo fortificar o tripé: oração, estudo e ação, porém, por entenderem da necessidade de fortalecerem o estudo, já realizaram este ano uma Assembleia Diocesana com enfoque principal na formação, onde se trabalhou a sinodalidade e, agora, disponibilizou esta formação direcionada ao carisma do movimento e a formação de dirigentes e mensageiros.

Para o curso de mensageiros o GED convidou o cursilhista Darci Berlatto, da Diocese de Passo Fundo. Atualmente, Darci é o vice-coordenador do Grupo Executivo Regional GER Sul3 RS1 e por muitos anos foi o coordenador. Em sua assessoria nesta formação afirmou que todo mensageiro deve focar em seus testemunhos vivenciais, como tudo no MCC. Onde as mensagens devem ser totalmente querigmáticas e verdadeiras.

A cursilhista Rosane Peres, do Setor de Torres, participou do curso para mensageiros e diz que gostou muito, conta que Darci fez uma explanação bem fácil de entender e bem explicada.

“O curso nos deu uma boa ideia e dimensão da essência das mensagens a serem realizados nos retiros, para atingir o carisma, objetivo e a finalidade do MCC. Obrigada pela oportunidade. Tudo estava ótimo”, agradece Rosane.

O cursilhista Gian Pinho Chites, do Setor de Três Cachoeiras, conta que ao participar do Curso Fundamental, assessorado pelos cursilhistas Carmem, Marluce e Fabiano, muitas dúvidas foram tiradas e foi enriquecedor o aprendizado.

“Estive no Curso Fundamental e foi maravilhoso o encontro com nossos irmãos e experiências trocadas com a vivência de cada um. Momentos como este nos tornam cada vez melhores com o nosso principal objetivo: evangelizar”, relata Juliano.

A cursilhista Edina Machado Bauer Agostinho, do Setor da Vila São João, conta que as assessoras do Curso de Dirigentes, Cátia e Márcia, foram muitos esclarecedoras em suas explanações e foram muito queridas com os participantes.

“Foi um encontro de muito aprendizado e a cada passo que damos ficamos mais fortes em conhecimento e sabedoria”, se entusiasma Edina.

O coordenador do GED, Fabiano Silveira de Oliveira, afirma que a coordenação do GED está comprometida em promover aos mensageiros momentos de formação continuada.

“O movimento de cursilhos, sempre foi muito fortalecido em duas partes do seu tripé, a ação, onde se atua em diversos ambientes e na oração, principalmente em seus núcleos ambientais ou pequenas comunidades de fé, os chamados grupos de cursilho. Porém, desde que assumimos o GED, temos esta preocupação com a formação, tanto que as Assembleias Diocesanas, a partir de agora, acontecerão anualmente e foi criado o curso de mensageiros, além dos que já existiam”, finaliza o coordenador.

As atividades do Movimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de Osório podem ser acompanhadas pelas redes sociais: Facebook “cursilho de osório” ou pelo Instagram “@cursilhoosorio”.

Texto e Fotos: Colaboração MCC

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing