AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Torres é privilegiada com aparição recorde registrada de baleias-francas

Torres é privilegiada com aparição recorde registrada de baleias-francas

por Heloísa Cardoso
A+A-
Reset

A baleia-franca-austral (Eubalaena australis) surpreendeu os pesquisadores do Projeto Farol das Baleias do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS) e a todos os torrenses e visitantes no início deste mês.

O mamífero que atinge até 16 metros, 60 toneladas e que vive cerca de 70 anos, procura anualmente, entre o inverno e a primavera, as águas próximas à costa do Sul do Brasil durante seu período de reprodução e a amamentação dos filhotes.

Neste ano, na primeira terça-feira de agosto (02/08), foram registrados 10 grupos e aproximadamente de 20 baleias, a maioria mães com filhotes. Este foi o maior número registrado desde que o monitoramento iniciou, há cinco anos.

Segundo o Projeto, a realização do drone-monitoramento das baleias permite a identificação de cada animal que visita o nosso litoral. Através de fotos aéreas da cabeça de uma baleia-franca é registrado o padrão de calosidades que é único para cada indivíduo. Como uma impressão digital, as fotos permitem registrar a história de cada animal, seus movimentos e uso da área.

Foto: Divulgação/ Projeto Farol das Baleias

O Projeto Farol das Baleias

Foto: Divulgação/ Projeto Farol das Baleias

Iniciado em 2002 no Morro do Farol, local que inspirou o nome, o Projeto Farol das Baleias é responsável por monitorar a baleia-franca no litoral norte do Rio Grande do Sul.

A pesquisa a longo prazo é realizada através de observações em ponto-fixo (sendo o Morro do Farol, no município de Torres, o observatório natural ideal e privilegiado para observar as baleias-francas sem incomodá-las), drone-monitoramento, foto-identificação e monitoramento embarcado, com os objetivos de avaliar o uso de habitat das baleias, suas flutuações de ocorrência, estudar seu comportamento e interação com atividades humanas.

Um dos principais resultados do projeto foi demonstrar que o Rio Grande do Sul não é apenas um corredor migratório, mas sim uma área de reprodução e cria de baleias-franca. O grande número de grupos de fêmeas cuidando de seus filhotes e alguns registros de grupos reprodutivos são prova disso.

Texto: Heloísa Cardoso

Informações e imagens cedidas por Daniel Danilewicz – Projeto Farol das Baleias

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing