AO VIVO
AO VIVO
Home CULTURA Exposição sobre a Antiga Prefeitura pode ser visitada até o dia 25 de agosto

Exposição sobre a Antiga Prefeitura pode ser visitada até o dia 25 de agosto

por Paula Borges
A+A-
Reset

A interessante “Exposição Sobre a Antiga Prefeitura” pode ser visitada até o dia 25 de agosto. Aberta no hall da atual sede da Prefeitura (Rua José A. Picoral, 79), desde o dia 11. A exposição traz de forma breve um histórico da construção e utilização do prédio localizado na Rua Júlio de Castilhos, 707 que desde sua construção, em 1951 foi sede da Prefeitura Municipal de Torres até 2016. Estão exibidos três painéis com fotografias relacionadas ao prédio e a rua onde está localizado, alguns objetos que foram utilizados pelos servidores municipais por algumas décadas e que hoje fazem parte do acervo do Museu Histórico de Torres. A mostra poderá ser visitada das 13h às 17h30.

Entre os objetos, estão expostos o relógio ponto, que por muitos anos marcou a assiduidade dos servidores, o telefone da Câmara de Vereadores, que também funcionou neste mesmo prédio, máquina de escrever, laptop e o porta guarda-chuva que por anos esteve na entrada do prédio. A exposição tem como objetivo trazer a reflexão sobre a importância da instituição museal na sociedade, uma vez que, os museus são locais de salvaguarda e comunicação da história e a memória local, fortalecendo a identidade cultural da comunidade.

Em alusão ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural comemorado no dia 17 de agosto e, através do 4º Dia Estadual do Patrimônio promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, o Museu Histórico de Torres participa das atividades de reconhecimento e valorização das referências culturais propondo esta exposição no hall da Prefeitura. O propósito é o de refletir, dialogar e sensibilizar sobre as questões referentes a preservação, conservação e valorização do patrimônio cultural, além de ampliar a noção do que são nossos bens culturais regionais, sob perspectiva das responsabilidades, motivações, direitos e deveres com relação ao patrimônio. A exposição é organizada pela museóloga Luana Gonzalez Bassa.

Fonte: Ascom PMT

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing