AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Ilha dos Lobos em Torres tem registro de maior número de pinípedes dos últimos tempos

Ilha dos Lobos em Torres tem registro de maior número de pinípedes dos últimos tempos

por Maria Stolting
A+A-
Reset

Durante o último monitoramento semanal da Ilha dos Lobos, realizada por profissionais do ICMBio Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Ilha dos Lobos no dia 17 de agosto, foi feita a contagem do maior número de Pinípedes dos últimos tempos na pequena ilha marítima gaúcha (distante cerca de 1,8km da orla de Torres) . “Foram registrados no total 272 animais – sendo 200 lobos-marinhos e 72 Leões-marinhos. Até então, o maior registro de Pinípedes feito pela equipe do REVIS havia sido de 187 animais, em agosto de 2019”, ressalta a equipe do ICMBio REVIS Ilha dos Lobos.

Além disso, na última semana tivemos a ocorrência de ao menos 7 Lobos-marinhos (Arctocephalus australis) junto as praias de Torres, segundo informações do ICMBio REVIS Ilha dos Lobos. No dia 17/08 na Prainha, a equipe do REVIS junto dos voluntários monitorou dois Lobos-marinhos. Ambos os indivíduos juvenis, estavam saudáveis descansando. Retornaram para o mar no final da tarde. No dia 19 de agosto a equipe foi notificada da ocorrência de um Lobo-marinho na praia da Cal. Se tratava de um indivíduo macho juvenil, medindo aproximadamente 70 cm, saudável e não apresentava lesões corporais. Ainda no mesmo dia, a equipe registrou próximo a santinha na Prainha, um Lobo-marinho macho, juvenil, medindo aproximadamente 1 m, e aparentemente estava saudável. Ambos animais foram afugentados por um cão, e não retornaram para a praia.

Já na segunda-feira (22/08), a equipe realizou a marcação de um Lobo-marinho, indivíduo macho, medindo aproximadamente 97 cm no Parque estadual da Itapeva (PEVA), que retornou ao mar no final do dia, e monitorou na praia da Cal um Lobo-marinho individuo juvenil medindo aproximadamente 65 cm, apresentava sinais de exaustão e logo voltou para o mar. E na mesma Segunda-feira (22/08) a equipe encontrou um Lobo-marinho em óbito, uma fêmea magra, medindo aproximadamente 96 cm, com sinais de morte natural.

Outra ocorrência de um destes animais, que estava apenas descansando, ainda foi registrada na quinta-feira (25), junto as pedras da Prainha.

ORIENTAÇÕES EM CASO DE ENCONTRO COM PINÍPEDES NA PRAIA:

Frequentemente, moradores e turistas não sabem ao certo o que fazer quando encontram um lobo ou leão ma marinho na beira da praia, ou até mesmo a quem recorrer. Por isso, a equipe do ICMBio Revis Ilha dos Lobos faz as seguintes recomendações:

Ligue para as autoridades ambientais locais (Em Torres: REVIS: (51)3664-4874 / PATRAM: (51) 3626-4798)

– Mantenha distância mínima de 5m;

– Se possível, ajude a isolar e sinalizar a área;

– Afaste animais domésticos, como cães;

– Não fale alto perto do animal;

– Se for fotografar, não use flash;

– Não ofereça alimento.

Pinípedes chegam ao litoral brasileiro após uma longa viagem, assim, em grande parte dos casos, o animal está apenas descansando e necessita de espaço e tranquilidade para que possa voltar ao mar.

Fonte: A Folha