AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Estrondo semelhante ao de uma explosão, ouvido no Litoral Norte, foi causado por avião da FAB

Estrondo semelhante ao de uma explosão, ouvido no Litoral Norte, foi causado por avião da FAB

por Heloísa Cardoso
A+A-
Reset

Por volta de 16h desta terça-feira, 20, o som semelhante à de uma forte explosão causou estranhamento e preocupação a moradores de diversas cidades localizadas entre a Região Metropolitana e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Nos municípios de Glorinha e Gravataí, pessoas afirmam que paredes e janelas estremeceram com o estrondo. 

Em Imbé, Xangri-lá e Atlântida Sul também houve apreensão com a forte rajada sonora. Houve relatos de que a suposta explosão foi ouvida até mesmo de dentro da Arena do Grêmio. Em questão de minutos, uma série de teorias tomaram conta das redes sociais e aplicativos de mensagens.

Entre as hipóteses levantadas, as mais citadas foram: a explosão de um transformador; o uso de explosivos em uma pedreira; a explosão de uma tubulação da Petrobras em Morungava; um acidente de trânsito; aviões da base aérea de Canoas e até mesmo a queda de um meteoro.

Os corpos de bombeiros de Canoas e de Gravataí não receberam chamados. O 17º Batalhão de Polícia Militar de Gravataí e o 15º BPM, de Canoas, também não foram acionados. Nas rodovias federais e estaduais não havia registro de acidentes que pudessem causar o estrondo. Conforme o professor Carlos Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara, no Vale do Paranhana, nenhum meteoro caiu sobre a região durante a tarde desta terça-feira.

Durante a noite, a Força Aérea Brasileira esclareceu o mistério. Em nota, a Aeronáutica explicou que o som foi causado por uma aeronave de caça F-5 que, durante treinamento, ultrapassou a barreira do som – 340 metros por segundo (1.200 km/h), aproximadamente – na região do litoral, área de treinamento designada para realização deste tipo de voo. 

O texto explica que a aeronave realizava treinamentos de rotina na região de Canoas e reitera que “os voos foram realizados dentro dos padrões de segurança previstos.”

Fonte: GZH

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.