Em convite da Rádio Maristela, o novo comandante do Corpo de Bombeiros de Torres, Comandante Fernando, participou de conversa no programa Revista Maristela.
A carreira do comandante começou como soldado na Brigada Militar até que, se especializou como bombeiro e ingressou, em 2014, no curso para capitães.
Ao lado de outros 53 capitães, o Comandante se formou e teve a oportunidade de escolher comandar a companhia de Torres, realizando uma antiga vontade de morar na cidade. “Fizemos algumas atividades aquáticas na cidade e gostei muito da área”, conta em entrevista.
Fernando comenta que o fato da região ter um capitão facilita e estreita a relação entre o comando de batalhão, o que resulta em uma resposta mais rápida para a comunidade. “Em termos de prestação de contas à população, temos agora mais agilidade em contar um pouco mais sobre o que estamos fazendo como Companhia”, ele complementa.
Ele, também, explica que o trabalho do Corpo de Bombeiros não fica restrito em Torres já que a Segunda Companhia se localiza no município, mas a área de cobertura começa no final no túnel de Morro Alto até a fronteira de Santa Catarina e, por água, o limite são os cânions. Fernando fala que são três pelotões sob seu comando: um em Torres com tenente Rafael, um em Terra de Areia e um em Capão da Canoa.
São dois grandes braços os que o time atua, a prevenção e o conjunto de combate em incêndio. É importante ressaltar, segundo o Comandante, que todos os prazos de liberação de alvarás e fiscalizações que são responsabilidade do time estão sendo atendidos na metade do prazo dado determinado por lei.
E com a aproximação do verão, o Comandante convida os moradores e veranistas a frequentarem a beira-mar nas proximidades em que se encontram as guaritas dos salva-vidas. “Nenhuma vida se perdeu dentro da área dos salva-vidas nos últimos cinco verões. E para que a gente mantenha a qualidade desse serviço, fazemos esse apelo”, expressa Fernando.
Além disso, o profissional fala sobre a atuação do Comando fora do verão nas praias. “O Corpo de Bombeiros, a Segunda Companhia em si, está à disposição para ser solicitado para eventos extra, como campeonatos de surf, atividades na praia, o que necessitar de assistência e vigilância. É só conversar com a gente para ajudarmos na medida do possível,” conclui o convidado.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.