Em convite da Rádio Maristela, a Secretaria Municipal de Saúde de Dom Pedro de Alcântara, Janaina Schwanck, participou do programa Revista Maristela na manhã dessa quinta-feira, 6.
A enfermeira contou que já trabalhou como agente comunitária de saúde e também supervisionou a vacinação de COVID-19 no município antes de ser nomeada como Secretária. “Toda essa vivência com a saúde pública me prepararam para o cargo”, conta Janaina.
Alguns recursos faltam então está indo atrás de parcerias e clinicas e especialidades pra suprir a falta do município, em questão emergencial não se tem estrutura, estão tentando adequar
Para a profissional de saúde, existem algumas dificuldades ainda a serem enfrentadas pela cidade, mas ela afirma estar trabalhando para cada vez mais os munícipes terem acesso a especialidades diretamente na cidade. “Hoje temos duas vans e dois carros particulares que fazem o transporte de pessoas para Porto Alegre, todos os dias, em de manhã e de tarde, para atendimentos específicos. Dessa forma, ninguém precisa ficar o dia todo esperando atendimento na capital para então voltar a Dom Pedro”, ela comenta com orgulho.
Recentemente, Dom Pedro de Alcântara recebeu, do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, um selo de destaque e reconhecimento pelo esforço e empenho prestado à população local na imunização de crianças e adolescentes contra a poliomielite e Covid-19. Janaina fala que essa premiação foi muito comemorada pelo time de saúde da cidade. “Conquistamos 133% de crianças vacinadas contra a pólio e isso é um esforço em conjunto de todos os profissionais de saúde que trabalham junto da Secretaria”.
Além de um Dia D que ofereceu vacinação contra Pólio e também contra COVID-19, os agentes comunitários de saúde fizeram uma busca ativa nas casas e escolas incentivando que as famílias levassem suas crianças para vacinar. “Esse trabalho é muito importante porque eles levam informação e solução para dentro da casa da população”, complementa Janaina.
Em setembro, a Secretaria conseguiu realizar atividades de conscientização sobre o Setembro Amarelo junto de psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais, zerando a fila de espera por esse tipo de atendimento no município. E em outubro, Janaina divulga que uma atividade em alusão ao Outubro Rosa está marcada para o dia 26 de outubro.
“Minha meta principal é zerar as filas de espera de atendimento fisioterapêutico e então, continuar com as consultas psicológicas e de encaminhamento”, conclui orgulhosa das conquistas dos últimos meses.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.