Mesmo que o dia oficial do Professor seja dia 15 de outubro, amanhã, a Rádio Maristela convidou para o programa da manhã de sexta, 14, o professor Diego Bueno, para conversar sobre a profissão. O Dia do Professor é celebrado em diferentes datas pelo mundo, mas no Brasil, a data do dia 15 faz menção a um decreto de D. Pedro I que organizava o Ensino Elementar, na época.
Diego Bueno é professor de Educação Física há 15 anos e conta que sempre se interessou por esporte e que se não conseguisse ser atleta, seria educador da matéria. “Sempre foi minha primeira opção no vestibular”, comenta. Para Bueno, a educação física é uma área um pouco diferente dos estudos propostos em sala de aula. Cada aluno tem uma forma de se relacionar e é muito importante o professor ter essa atenção e estratégia sobre como agir com cada criança. “A interação com os alunos é muito maior, a dinâmica é diferente e é por isso que eu gosto desse tipo de aula, sempre gostei.”
O professor também explica que, ao longo dos anos, vê mudanças na forma como a educação impacta a formação de caráter dos alunos. “Dá pra ver que os estudantes chegam na escola com muito mais personalidade do que antigamente. Mais opinião própria. E isso se deve muito ao acesso fácil das informações que a internet proporciona”, completa Bueno. E ao mesmo tempo, os professores tem que se adaptar a esse novo ritmo que as crianças tem apresentado. “Elas tem mais referência das coisas, mais poder de decisão, e nosso papel como educador é orientar e participar disso tudo.”
Exemplo disso, conta Bueno, que os jovens no ensino médio parecem perder um pouco o interesse no esporte e usar esse momento para falar sobre o corpo humano e questões biológicas tendem a chamar mais a tenção. “Assim como para dar aula pras crianças menores, propor brincadeiras e esportes ajuda muito a desenvolver a competitividade, coordenação motora.”
Bueno afirma que ser professor é uma realização de vida. “Quando a gente vê ex-alunos se formando na faculdade, inseridos no mercado de trabalho e até vendo você como espelho, isso é pura realização,” conclui o educador.
A Rádio Maristela celebra a data e parabeniza todos os profissionais de educação!
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.