AO VIVO
AO VIVO
Home » Rádio Maristela conversa com fisioterapeuta sobre a importância de manter o corpo ativo

Rádio Maristela conversa com fisioterapeuta sobre a importância de manter o corpo ativo

por Heloísa Cardoso
A+A-
Reset

Utilizando a data em alusão a profissão do fisioterapeuta, dia 13 de outubro, o programa Revista Maristela convidou o profisisonal Guilherme Vinas para conversar com os ouvintes sobre as vantagens de incluir a fisioterapia como complemento dos exercícios físicos.

Vinas conta que já trabalhou com fisioterapia esportiva, em alguns times de futebol do estado, mas que hoje atua principalmente com a fisioterapia na terceira idade. “É possível unir a fisio com as atividades físicas para os idosos de maneira a melhorar muito a qualidade de vida deles. A fisioterapia é apenas uma ferramenta, é a pessoa que faz todo o resto”, complementa.

Para o profissional, é muito claro notar que quando jovens, as pessoas querem perfomance e melhorar a cada dia. E quando se chega numa certa idade, o objetivo da fisioterapia passa a ser ter independência. ” Na melhor do que, independente da idade, a pessoa sentir que pode fazer as coisas sozinhas, seja ir caminhando até a cozinha para buscar água ou se movimentar sem dores e mais agilidade,” ele fala. Segundo Vinas, uma situação delicada é depender de terceiros, ele comenta que vê como alguns pacientes sofrem com isso, o que causa também desânimo e baixa auto estima. “A fisio atua na funcionalidade do corpo para as pessoas fazerem o que gostam”, explica ele.

Durante a entrevista, o fisioterapeuta fala que é natural do ser humano ser imediatista e querer que o seu problema se resolva logo, mas quando se trata da saúde, é tudo uma construção de longo prazo. “Não existe tratamento fisioterapeutico que funcione sem recorrência, comprometimento e tempo”, ele afirma.

Outra questão que ele vê bastante é que a fisioterapia, na sociedade, ainda está muito ligada a recuperação de um acidente ou problema. “Mas não precisa e nem deve ser assim. As pessoas podem procurar tratamentos para prevenção de problemas futuros, também”, ele conta.

E é por isso que é muito importante as pessoas procurarem profissionais que tenham a mentalidade do atendimento multidisciplinar que signifca que um profissional de fisio pode continuar o tratamento indicado por um médico ou indicador físico, de maneira que a pessoa tenha assistência em várias áreas. Virnas conclui a entrevista comentando que se sente muito realizado ao lidar com pessoas porque vê o brilho delas quando conquistam a sua independência motora. “A paciência de que você vai conseguir realizar uma atividade ou outra que antes não era possível, é a chave para ter sucesso em qualquer tipo de tratamento”, ele finaliza.