Em entrevista para o programa Revista Maristela dessa quinta-feira, 20, Carla Daitx, que é vereadora do município, fala sobre o evento “Amiga, se toca”, que acontece essa noite na cidade.
“Informação é prevenção! Quanto mais cedo a pessoa vê o problema, mais chances tem de cura. O câncer de mama tem 90% de chance de cura”, comenta Carla. Idealizadora do Gabinete Rosa, local do gabinete de vereadores que é aberto para ajudar as mulheres no setor público, Carla afirma que está ao lado da lei divulgando informação para todas as pessoas.
Por isso, essa noite, as 19h, no centro da Comunidade Católica Nossa Senhora das Dores, no bairro Stan, acontece um grande encontro de profissionais de saúde para falar sobre o tema.
Carla complementa que a cidade de Torres já avançou muito nos últimos anos oferecendo uma maior quantidade de exames para a prevenção do câncer de mama. “Porém, ainda não temos um setor de oncologia no litoral, o que faz com que quem precise de tratamento tenha que ir até Porto Alegre realizar os procedimentos”, fala a vereadora.
Além disso, Carla faz um pedido à população de que quem for realizar exames na cidade, aproveite essa oportunidade de cuidado e também se preocupe em buscar os resultados. “As enfermeiras do posto ainda vão atrás do contato de quem fez o exame, já que muitas mulheres não buscam o resultado, desperdiçando essa chance de saber se está tudo bem ou não.”
Para a vereadora, a informação é uma grande aliada da prevenção, já que existem leis que amparam as vítimas de câncer de mama, mas que poucas pessoas sabem. “Por isso, quanto mais eventos como esse de hoje acontecerem, mais poderemos ajudar essas mulheres a se cuidarem, a buscarem acolhimento e tratamento”, ela conclui.