Em entrevista para o programa Revista Maristela de ontem, sexta-feira, 21, tivemos a participação de duas profissionais do Censo para explicar como a verificação populacional está acontecendo no litoral norte. Participaram da conversa a Agente Supervisor Municipal, Cristina Langwinski, e a Coordenadora de Sub Área. Presencial, Monica Jacob Magnus.
O Censo 2022 está funcionando de forma muito parecida com os demais anos, quando um profissional vai de casa em casa com um questionário demográfico para atualizar os dados gerais do país. Porém, tanto Cristina como Monica contam que algumas cidades estão tendo baixa adesão de informações porque alguns moradores se recusam a atender o censitário.
“Entendemos que muitas pessoas tem receio de abrir a porta e conversar com o profissional, mas estamos todos completamente uniformizados e carregamos uma carta com as informações dos nossos superiores para que possam ser verificadas nossas credenciais”, comenta Cristina. Elas contam que existem casos das pessoas se negarem de responder a pesquisa, de qualquer forma, o que dificulta na estatística final que o Censo faz.
Monica explica que os dados coletados não são compartilhados com nenhum outro órgão federal, são lacrados e enviados direto ao Instituto responsável. E que esse trabalho ajuda os demais órgãos públicos, depois que os resultados sairem, a entenderem como as cidades estão se comportando, onde mais pessoas moram, se é necessário a construção de novos postos de saúde, mais vacinas a serem produzidas.
Se, durante a visita pro profissional, não houver ninguém na residência, eles deixam uma carta com informações sobre como avisar os censitários qual o melhor momento para uma nova abordagem. Existe um WhatsApp que está centralizando essas comunicações e qualquer pessoa pode conversar com o time por ali. O número é 51 982322134.
Em último caso, depois de 4 tentativas de visita acontecerem, uma nova carta é deixada na caixa de correio da casa, com a possibilidade do morador cadastrar seu email num portal específico e completar o questionário diretamente pela internet.
Torres é um dos municípios do litoral norte que mais está avançado na contagem, segundo Monica e Cristina. Estão atrás outros locais menores e mais rurais onde o time ainda está em busca dos moradores que não atenderam a abordagem.
Confira a entrevista completa aqui nesse áudio e tire suas dúvidas sobre o Censo 2022 diretamente pelo WhatsApp indicado: