AO VIVO
AO VIVO
Home » Torres fará uma intensificação na vacinação contra o HPV entre os dias 24 e 27, alunos do Alcino e do Lacerda serão imunizados nas Escolas

Torres fará uma intensificação na vacinação contra o HPV entre os dias 24 e 27, alunos do Alcino e do Lacerda serão imunizados nas Escolas

por Marina Moesch
A+A-
Reset

Em referência ao Outubro Rosa, a Secretaria Estadual de Saúde junto a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal Educação, promoverão, entre os dias 24 e 27 de outubro, uma ação de intensificação contra o HPV para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos. Dentre as atividades organizadas, acontecerão duas ações de vacinação em escolas do município. Ocorrerá um fortalecimento na imunização nas Unidades de Saúde e ação em duas Escolas da cidade, a Alcino Pedro Rodrigues e a Jorge Lacerda.

Na terça-feira, dia 25 de outubro, os alunos da escola Alcino Pedro Rodrigues poderão receber a vacina durante o período letivo. Na quarta-feira, dia 26, será a vez dos alunos da Escola Estadual Jorge Lacerda serem imunizados. Lembramos aos pais que a escola encaminhará um termo de autorização para a aplicação do imunobiológico, a apresentação do mesmo é obrigatória bem como a apresentação da carteirinha de vacinação do aluno. Não será feita a aplicação da vacina na ausência de qualquer um desses documentos.

Caso se verifique algum atraso dentro do esquema vacinal esperado para a faixa etária da criança/adolescente, será enviado um aviso aos pais para que leve o aluno a qualquer uma das salas de vacina do município, a fim de atualizar a caderneta de vacina do filho e retirar o atestado necessário para a rematrícula do aluno. Alunos que já estiverem em dia receberão esse atestado durante a ação realizada na escola.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que não se trata de uma campanha, e sim, uma ação conjunta entre Secretarias. Logo, demais famílias devem buscar pelo imunizante nos postos de saúde do município a qualquer tempo, uma vez que a vacina do HPV faz parte do calendário vacinal básico e está disponível durante o ano todo. Durante a semana, alguns ESFs estarão com horário estendido para atendimento até as 20 horas onde outras vacinas também estarão disponíveis.

Segunda-feira, dia 24: ESF São Francisco;
Terça-feira, dia 25: ESF Curtume, ESF Rio Verde, ESF Padre Luiz Benine, Posto Central, Ação na Escola Alcino;
Quarta-feira, dia 26: ESF Curtume, Ação na Escola Jorge Lacerda;
Quinta-feira, dia 27: ESF São Francisco, ESF Curtume, ESF Padre Luiz Benine, Posto Central

A vacina contra o HPV está prevista dentro do calendário vacinal oferecido pelo SUS, previne o câncer do colo do útero nas mulheres e câncer de pênis nos homens. O câncer do colo do útero é uma doença grave que pode levar à morte. Estimativas mundiais apontam aproximadamente 604 mil novos casos por ano. No mundo, é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres e no Brasil, se constitui como terceiro tipo de câncer mais frequente.

O Ministério da Saúde disponibiliza no Calendário de Vacinação a vacina quadrivalente contra o HPV (papilomavírus humano tipo 8,11,16 e 18) no Sistema Único de Saúde (SUS), para meninas de 09 a 14 anos e para meninos entre 11 e 14 anos de idade. O esquema completo é de duas doses com intervalo de seis meses entre elas. Para conferir adequada proteção contra o HPV é fundamental que as crianças e adolescentes NÃO deixem de completar o esquema vacinal.

Fonte: Prefeitura de Torres