AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Curso Princípios Básicos da Agricultura Ecológica forma turma com grande maioria de mulheres

Curso Princípios Básicos da Agricultura Ecológica forma turma com grande maioria de mulheres

por Heloísa Cardoso
A+A-
Reset

Com um aumento expressivo na participação das mulheres, a primeira turma do Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica concluiu na quarta-feira, 19 de outubro, a quarta e última etapa da capacitação iniciada em setembro no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara. Organizado pelo Centro Ecológico,  o curso teve 51 inscritos, por isso foi dividido em duas turmas.

O número de inscritas, 23,  superou a meta de participação de 40% de agricultoras, cota estabelecida pela organização como condicionante para a realização do curso. Além disso, as mulheres foram isentas da taxa de matrícula. “É um estímulo para dar espaço e visibilidade ao trabalho que fazem” explicou o agrônomo Laércio Meirelles, na apresentação da primeira etapa do curso.

“Quando veio a novidade de fazer os Princípios Básicos e ter uma porcentagem de mulheres, ele (marido) disse: Por que não fazer agora? Foi aí que eu decidi fazer e trouxe as mulheres do meu grupo também”, contou Dionéia Ramos Steffen, da comunidade de Costão, Morrinhos do Sul. Para a agricultora, a participação das mulheres agrega conhecimento não somente para a própria mulher, mas para toda a família. Todas as mulheres do Novo Amanhã participaram e Dionéia acredita que agora as reuniões do grupo serão bem mais ricas.

Aparecida Borges Schwanck, do grupo Banamigos, disse que tudo que aprendeu no curso será bem aproveitado na propriedade da família em Vila Três Passos, Morrinhos do Sul. “A visita que a gente vai conhecer os agricultores é muito legal, porque eles ensinam como trabalhar na roça, como usar os produtos e a gente aproveita bastante assim a troca de ideia no grupo todo”.

 Segunda turma

O Curso Princípios Básicos da Agricultura Ecológica é direcionado às famílias do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia. A segunda turma iniciou na quarta-feira, 26 de outubro e deverá concluir em 23 de novembro.

A Rede Ecovida de Agroecologia é representada por 39 núcleos regionais distribuídos no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde fica o Núcleo Litoral Solidário.  Atualmente 52 grupos de agricultura ecológica fazem parte desse núcleo que abrange desde Osório até Mampituba.

Fonte: A Folha Torres