AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Turma de magistério do Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias, de Torres, visita projeto educacional em Três Cachoeiras

Turma de magistério do Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias, de Torres, visita projeto educacional em Três Cachoeiras

por Heloísa Cardoso
A+A-
Reset

A poucos meses de concluírem o ensino médio, estudantes do curso de Magistério do Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias, de Torres, visitaram na manhã de quinta-feira passada, 20, um projeto que transforma resíduos orgânicos em alimentos saudáveis. O projeto integra um trabalho mais amplo da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa, na comunidade de Santo Anjo da Guarda, em Três Cachoeiras, que, segundo a apresentação da diretora Maura Monteiro Raulino, consiste na adoção de estratégias pedagógicas para tornar o ambiente escolar mais humano e democrático.

Além da diretora, o grupo de futuras professoras foi recebido pelas turmas dos 6º e 7º ano. “Estamos explicando nosso Projeto Compostagem”, informou Taiane Machado, do 6º ano. “A gente explicou as regras, as assembleias, as rodas de conversa”, complementou a aluna, sobre as metodologias usadas no desenvolvimento de valores e habilidades considerados pilares da escola: responsabilidade, afetividade, cooperação, respeito, perseverança e honestidade.

Escola de turno integral

Em 2017, com o apoio da comunidade, a Baréa, conseguiu ser uma escola de tempo integral para seus mais de cem estudantes. Em 2018, alcançou o primeiro lugar no ranking da Secretaria Estadual de Educação entre as 96 instituições do mesmo modelo que o Rio Grande do Sul tinha naquele ano. Em julho de 2021, percebendo as dificuldades enfrentadas por pessoas da comunidade de cerca de 400 moradores, entre estes professoras, merendeiras, pais e mães de estudantes, iniciou o Projeto Compostagem proposto pelo Centro Ecológico. A Escola da Ponte, de Portugal, é uma referência para a Escola Baréa.

Fonte: A Folha de Torres