ATUALIZADA ÀS 17H50
O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) registrou 15 ocorrências diretamente ligadas ao processo eleitoral no segundo turno, neste domingo (30/10), durante o horário de votação. O número ficou um pouco acima dos registros feitos no 1º turno da eleição, em 02 de outubro, quando foram atendidas 12 ocorrências.
A maioria dos atendimentos feitos pelas guarnições do CRPO Litoral, 8º BPM e 2º BPAT se tratou de uso indevido de propaganda eleitoral, com bandeiras, panfletos e painéis identificando candidatos, tendo os materiais sido apreendidos, e, ainda, dissipação de aglomerações de militantes com prática de “boca de urna” em frente a colégios eleitorais.
A Brigada Militar permanecerá com efetivo reforçado nas ruas do Litoral Norte, garantindo a segurança no fim da tarde e na noite deste domingo, quando é previsto que muitas pessoas circulem pelas vias públicas, a pé ou em carros, e reúnam-se em diversos locais para comemorações dos resultados das urnas.
—
O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) está com reforço de efetivo nas ruas dos 25 municípios de sua área de abrangência, garantindo a segurança da movimentação no segundo turno das eleições, neste domingo, 30, como ocorreu na primeira fase do pleito. Até o momento, desde às oito horas da manhã, quando abriram as seções eleitorais, as guarnições atenderam seis ocorrências envolvendo questões vinculadas à eleição.
Em Rolante, a Brigada Militar recebeu denúncia da Justiça Eleitoral sobre dois painéis com propaganda eleitoral colocados junto à rótula de acesso à cidade. Uma guarnição fez contato com o responsável para que ele recolhesse o material.
Em Capão da Canoa, junto à escola Mário Curtinove e à Sociedade Amigos Capão da Canoa (SACC) policiais militares solicitaram a dispersão de militantes que portavam bandeiras de candidatos nesses locais. Ainda, na escola Riachuelo e em uma outra em Capão Novo, a Brigada Militar foi chamada para verificar denúncia de boca de urna e tumulto em uma seção eleitoral devido à demora no processamento da urna eletrônica, respectivamente, mas na chegada das guarnições os fatos já haviam cessado.
Em Santo Antônio da Patrulha, uma guarnição recolheu 13 bandeiras de propaganda política depositadas no canteiro central de uma via pública no centro da cidade.
CRPO Litoral orienta que a população busque informações sobre as ações permitidas e quais as que configuram crimes eleitorais, contribuindo com a segurança pública e evitando transtornos que acarretem prejuízos ao transcurso do pleito.
Fonte: COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CRPO LITORAL