De 03 a 07 de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente de Morrinhos do Sul fez a 9ª aplicação do Bacillus thuringiensis israelenses (BTI) que é um produto para combate aos pernilongos e borrachudos.
O cronograma segue na primeira semana de novembro, de 7 a 11, e de dezembro, 5 a 09. É importante observar as datas de aplicação, pois o combate em conjunto com todas as comunidades no mesmo período, tem um melhor aproveitamento e eficácia.

Além das aplicações, é importante salientar que a preservação ambiental também colabora para a diminuição da população do mosquito. Lixo, dejetos de animais e matéria orgânica nos córregos, riachos e demais cursos d’água favorecem a procriação do inseto. A recuperação das áreas às margens dos riachos também previne a infestação.
A Secretaria de Meio Ambiente reforça que o BTI não é um veneno, e sim um larvicida biológico que possui em sua formulação, esporos vivos e proteínas tóxicas da bactéria BTI. Essas proteínas tóxicas agem em um primeiro momento sobre a larva, paralisando-a e impedindo-a de se alimentar, logo atuam no intestino da larva, causando ruptura da parede intestinal e infecção generalizada.
Fonte: Informativo Regional