Neste sábado, dia 5 de novembro, ocorre a realização do Fórum de Cultura de Torres, que se propõe a dar início à estruturação do Sistema Municipal de Cultura. O Fórum, programado para acontecer das 14 às 17 horas no auditório da Universidade de Caxias do Sul (UCS-Torres – Av. José Bonifácio, 793), é organizado inteiramente pelos coletivos de cultura de Torres. “Esta foi a alternativa encontrada diante da inação da Prefeitura Municipal e da falta de resposta da mesma em relação a demandas e insatisfações de comunidade cultural”, ressaltam os organizadores.
Recentemente, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, sensível a estes apelos da comunidade cultural, organizou uma audiência pública para debater o tema. Durante esta audiência pública, ficou evidenciado o quanto a comunidade artístico-cultural de Torres é rica e plural, e o quanto alguns segmentos sentem-se desamparados pela Prefeitura Municipal. Foi deste importante encontro que nasceu então a ideia da realização do Fórum da Cultura, organizado inteiramente pelos coletivos de cultura.
Os organizadores do Fórum Livre da Cultura entendem que o evento é o ponto de partida para que finalmente se inicie a organização dos mecanismos de fomento à cultura em Torres.” Na pauta do Fórum estão reiteradas reclamações do setor cultural, das quais se destaca a necessidade imediata de constituir-se um Conselho Municipal de Cultura representativo, transparente e eleito democraticamente. A constituição deste Conselho é a condição básica para a regulamentação do Fundo Municipal de Cultura, única ferramenta capaz de fomentar financeiramente, de forma transparente e ágil, as iniciativas da comunidade”, ressaltam.
Outro ponto de pauta é a insatisfação de agentes culturais de Torres diante da ausência de espaços públicos para a manifestação da arte e da cultura – destacando-se aí a situação do Museu Histórico que, após poucos meses aberto, está mais uma vez fechado para uma reforma (desde o dia 26 de maio).
Todos agentes culturais da cidade estão convidados a participar do Fórum Livre da Cultura de Torres, expor suas demandas e propostas. Será o momento para que todos os segmentos da cultura torrense possam manifestar. Para participar basta comparecer no horário previsto, e para reservar o espaço de fala, basta fazer a inscrição na hora da chegada. Importante registrar que o as falas se darão por ordem de inscrição.
Fonte: A Folha Torres