AO VIVO
AO VIVO
Home » Serviço de roçada em Imbé é feito de forma inadequada pois prefeitura não disponibiliza EPIs para servidores

Serviço de roçada em Imbé é feito de forma inadequada pois prefeitura não disponibiliza EPIs para servidores

por Maria Stolting
A+A-
Reset

Desde 2014, a roçada das ruas e avenidas de Imbé era realizada pela empresa JP Três Empreendimento e Urbanização que sempre buscou oferecer aos seus funcionários e colaboradores os mais modernos equipamentos de segurança individual. Os uniformes eram de altíssima qualidade e específicos para a função.  Em 2021, com a saída da empresa, o município deixou de realizar este importante serviço, que durante 6 anos transformou Imbé numa cidade mais limpa e agradável. Com a nova administração, o serviço passou a ser feita por uma outra empresa, mas que apresentou inúmeros problemas e teve o contrato rompido. Nova licitação foi feita no início de 2022 sendo vencedora a empresa J.P. Três, entretanto a prefeitura preferiu não contratar os serviços que foram licitados e agora optou por utilizar servidores próprios e inclusive adquiriu 15 roçadeiras e foram contratados 20 funcionários.

O que chama a atenção é que os servidores não utilizam equipamento de proteção individual adequados como máscaras, telas de proteção, entre outros, e alguns deles, que trabalharam na JP Três e foram desligados devido a não contratação da empresa por parte da prefeitura, estão usando os uniformes da empresa.  A direção da JP Três estará tomando as devidas medidas legais, pois a fiscalização da prefeitura deveria orientar estes servidores a não utilizarem bens alheios e sim fornecer uniformes e equipamentos de proteção adequados. Em contato com a Secretaria de Comunicação e Transparência, a mesma informou que estará verificando a situação com a secretaria responsável e em breve prestará esclarecimentos e por volta das 17h30 emitiu a seguinte nota oficial:

“A Prefeitura de Imbé, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SMLU), informa que fornece e orienta os servidores a fazer o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) exigidos pela legislação e normas de segurança do trabalho.

Quanto a utilização de uniforme da empresa citada por parte dos servidores da Prefeitura, consideramos que este é um problema que deve ser resolvido diretamente entre a empresa e o servidor, não tendo a Prefeitura qualquer gerência sobre a vestimenta dos servidores.
A SMLU também informa que está em fase de licitação a aquisição de uniformes aos servidores que fazem os diversos trabalhos da pasta.”

Na foto- Funcionários sem EPI e servidor com uniforme da JP Três (calça verde)

Fonte: JPN