Na quarta-feira, 23, durante a 29ª Semana Interamericana da Água e da 22ª Semana Estadual da Água, os membros das entidades representadas no Comitê Local de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba participaram de importante Oficina de formação sobre “Riscos Ambientais e Mudanças Climáticas” com o Prof. Dr. Masato Kobiyama, do IPH/UFRGS e equipe: Dra. Cláudia Weber Corseuil, M.Sc. Itzayana González Ávila e M.Sc.Marina Refatti Fagundes. Maria Elizabeth da Rocha, Presidente do Comitê, parabenizou a equipe, assim como os 10 anos da entidade. Segundo o Prof. Dr. Christian Linck da Luz, Secretário Executivo, uma das falas da equipe que mais causou interesse, foi o alerta dado sobre uma possível área de risco de enxurradas junto às casas e pousadas que se localizam na parte de baixo do Cânion Malacara, em Praia Grande, SC, especialmente agora que o ecoturismo está cada vez mais forte na nossa região, depois da notoriedade internacional do Geoparque Cânions do Sul. Outro ponto destacado pelo Prof. Masato foi à importância de pormos em prática os conhecimentos da Agenda 2030 e os 17 ODS.
Segundo Christian, no dia 19 de novembro deste ano, foi publicado o Decreto que criou o Comitê, daí a razão para realizar esta Oficina e Reunião Extraordinária agora neste mês, ao invés das já tradicionais atividades da semana da água realizadas em outubro. Leonila Quartiero Ramos, da ONG Onda Verde, e Luís Bohn, da EMATER, fizeram uma apresentação sobre um histórico dos 10 anos de criação do Comitê. Um fato destacado, com muito merecimento, foi a importância do Senhor Nabor Guazzelli, considerado o “Presidente de Honra” do Comitê por todo seu esforço desde 1990. Quando ainda nem tínhamos a Lei das Águas, nem haviam Comitês no Brasil, ele já estava batalhando para criar aqui na nossa Bacia Hidrográfica nossa entidade, como um Comitê Federal. Depois, através de diversos seminários nos anos 2000, várias idas a Brasília, finalmente pôde ver sua criação em 2012 e, quase um pouco antes de falecer, em 2021, pôde ver seu sonho concretizado com a elaboração do tão importante Plano de Bacia.
Ao final da apresentação, a Direção, ainda agradeceu a todos que fizeram parte da história da sua fundação: José Carlos de Matos, que estava presente na Reunião, Tadeu Santos, da ONG Sócios da Natureza de SC, assim como os apresentadores, Leonila e Luis. Beth também agradeceu às Direções anteriores, com Leonila, Gizelani Guazzelli, José Antônio Dambros, Marco Machado e ao incansável esforço de Christian, nosso secretário desde a primeira reunião do nosso Comitê. Christian lembrou que os próximos 10 anos serão muito importantes, a começar em 2023, com a finalização do Plano de Bacia. Será imprescindível por em prática as recomendações propostas no Plano de Ações, como, por exemplo, a recuperação da mata ciliar e a discussão da Cobrança pelo Uso da Água, essencial à manutenção de um Comitê, especialmente agora, quando o Comitê Mampituba já está há dois anos e meio sem receber recursos do Estado, assim como os outros CBHs do RS. Outro ponto que será retomado será a concretização da proposta de Gestão Compartilhada entre o RS e SC, para que tenhamos a completa autonomia na tomada de decisões dentro da nossa Bacia Hidrográfica.
Fonte: Comitê Mampituba