AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Sobe para sete o número de mortos após chuvas em SC

Sobe para sete o número de mortos após chuvas em SC

por Paula Borges
A+A-
Reset

Subiu para sete o número de vítimas mortas em decorrência dos estragos causados pelas chuvas em Santa Catarina, informou a Defesa Civil na terça-feira (6). De acordo com o órgão, uma pessoa segue desaparecida nesta quarta (7).

O Estado foi atingido por chuvas, enxurradas e inundações desde 27 de novembro. Por conta do grande volume de água, houve deslizamentos de terra, alagamentos e enchentes em várias regiões. Cerca de 20,7 mil pessoas foram afetadas, segundo o governo estadual.

Entre as mortes contabilizadas em balanço oficial está a de um homem em Gravatal, no Sul, que teria morrido “por causas naturais em um abrigo”. A Defesa Civil não informou o motivo do óbito ter sido incluído entre as mortes. A reportagem aguardava um detalhamento do caso até a última atualização do texto (veja a lista mais abaixo).

Até terça, 30 municípios decretaram situação de emergência e dois de calamidade pública. Entre eles está São João Batista, na Grande Florianópolis, que foi devastada por uma enchente após as fortes chuvas de quinta (1º). Além dela, outras 29 cidades tiveram o reconhecimento da situação crítica pelo governo federal.

Mortes em SC

A primeira morte causada por conta dos estragos da chuva aconteceu em Brusque, no Vale do Itajaí, na quinta-feira. O morador foi soterrado após deslizamento de terra no quintal de casa. No mesmo dia, em Palhoça, na Grande Florianópolis, um homem morreu eletrocutado.

No domingo (4), o Corpo de Bombeiros localizou o corpo de um homem que desapareceu durante as fortes chuvas em São Joaquim, na Serra catarinense.

Horas depois, o corpo do bombeiro Tiago José Teodoro também foi localizado. O cabo havia desaparecido após o barco usado para resgatar vítimas das chuvas virar no Rio Itajaí-Açu, em Navegantes, no Litoral Norte.

O corpo do enfermeiro Jailton Oliveira Junior, que havia caído com o carro dentro do Rio Itajaí-Mirim em Brusque, no Vale do Itajaí, foi encontrado. O acidente foi na noite de quinta e o corpo da vítima foi vista por um morador na manhã de segunda (5).

Além dessas cinco mortes, a Defesa Civil confirmou na terça que um homem morreu afogado após ser levado pela força da água também em Palhoça.

No relatório do órgão, há uma morte em Gravatal, no Sul, onde um “homem faleceu por causas naturais em um abrigo”. As datas e detalhes das últimas mortes não foram informadas.

Desaparecido

Autoridades ainda buscam por um homem que desapareceu em São Ludgero, também no Sul. O homem sumiu após cair em um córrego ao atravessar uma ponte.

Lista com as vítimas

  1. Homem morreu afogado após o carro cair no rio em Brusque;
  2. Homem morreu afogado levado pela força das águas em Palhoça;
  3. Homem morreu após tentar atravessar a ponte do rio de São Joaquim;
  4. Homem morreu soterrado em um deslizamento na cidade de Brusque;
  5. Homem morto após ser eletrocutado ao atravessar área alagada em Palhoça;
  6. Bombeiro militar morreu afogado durante uma ocorrência de salvamento em Navegantes;
  7. Homem morreu por causas naturais em um abrigo na cidade de Gravatal após as chuvas.

Fonte: G1 Santa Catarina