Uma menina com pouco menos de dois anos de idade que estava engasgada, foi salva na tarde desta segunda-feira (19/12), no bairro Parque dos Presidentes, em Tramandaí, graças à manobra de Heimlich, feita por sua mãe, com orientação do policial militar que atendeu o telefone 190 da Brigada Militar.
A mãe da menina, de 22 anos, ligou para o 190 afirmando que sua filha de um ano e nove meses estava engasgada. Do outro lado da linha, o soldado Greiner passou as informações sobre os procedimentos para a manobra de Heimlich e, em seguida, solicitou o deslocamento de uma guarnição para a residência da família. No caminho, os PMs acionaram o SAMU.
Quando a viatura da Brigada Militar chegou ao local, a mãe da criança informou que sua filha já havia voltado a respirar normalmente porque conseguiu aplicar a técnica orientada pelo 190. Ambulância do SAMU também chegou à residência e encaminhou a menina para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento.
Os pais da criança agradeceram o atendimento prestado pela Brigada Militar, via 190, que foi fundamental para salvar a menina, e também o deslocamento de uma guarnição até sua casa.
COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CRPO LITORAL
TEXTO: Jornalista Jussara Pelissoli – servidora civil
FOTO: Divulgação BM