AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Verão inicia nesta quarta-feira com previsão de chuvas irregulares e altas temperaturas

Verão inicia nesta quarta-feira com previsão de chuvas irregulares e altas temperaturas

por Maria Stolting
A+A-
Reset

O verão 2022/2023 começa nesta quarta-feira (21) no Hemisfério Sul às 18h48 (hora de Brasília). A estação tem início com o Pacífico Equatorial Central ainda sob a influência do fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial e que tanto impacto trouxe no clima nos últimos meses. É o terceiro verão seguido que começa com La Niña, mas que já atingiu seu pico de intensidade em outubro. A tendência não é de a La Niña persistir o verão inteiro, como ocorreu nos últimos dois verões, e o episódio do fenômeno deve chegar ao fim no decorrer da estação com o Pacífico entrando em estado de neutralidade (sem La Niña ou El Niño).

O verão de 2023 vai apresentar a comum irregularidade da chuva da estação no Rio Grande do Sul com significativa variabilidade nos totais de chuva de uma área para outra. Neste verão, a estação começa com chuva ainda mais irregular do que o normal com valores abaixo das médias históricas e déficit de precipitação em muitas áreas. Em algumas regiões gaúchas, no decorrer da nova estação, a estiagem pode atingir níveis de moderada a forte. Com isso, partes do estado devem voltar a enfrentar problemas de falta de chuva mais volumosa com perda de produtividade nas safras de verão, diminuição dos níveis dos rios, risco de escassez de água para consumo humano e animal e mais decretos de emergência por seca, além de risco acentuado de incêndios em vegetação (queimadas).

A MetSul projeta estação com temperatura acima da média histórica na grande maioria ou totalidade das cidades gaúchas com algumas jornadas de calor muito intenso em que as máximas devem ficar próximas ou até superarem os 40ºC em partes do estado. Como se antecipa um verão com alguns períodos secos e alguns até longos, e uma vez que longos intervalos secos tendem a favorecer extremos de calor, é alta a probabilidade que se registrem ondas de calor neste verão, não se descartando uma intensa.

A La Niña também interfere no vento no Rio Grande do Sul. Os pulsos de ar frio de trajetória marítima atuarão em alguns momentos sobre o Atlântico Sul perto da costa gaúcha e o vento “Nordestão” nas praias se fará presente em nosso litoral, para o incômodo dos veranistas.

Metsul