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Para aprimorar acolhimento, o Centro de Atendimento Psicossocial de Torres recebeu melhorias

por Paula Borges
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Com o objetivo de oferecer um atendimento acolhedor e humanizado aos usuários, o Centro de Atendimento Psicossocial de Torres (CAPS Renascer) recebeu várias melhorias em sua infraestrutura. Usuários e servidores contam agora com 12 salas climatizadas com a instalação de 12 ares-condicionados. Foram adquiridos três novos computadores, assim como vários materiais permanentes para garantir melhor conforto. O prédio recebeu pintura externa e interna, instalação de uma nova fachada, substituição da caixa d’água, entre outras obras.

A parceria da reforma foi em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Para a secretária Suzana Machado, da Saúde, a inicitiva foi uma grande conquista, pois o prédio não recebia melhorias em suas instalações desde a inauguração, em dezembro de 2009. o objetivo é otimizar o atendimento, de forma que a humanização se torne o padrão a ser seguido.

O CAPS Renascer oferece atendimento a crianças, adolescentes e adultos com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O atendimento é realizado por equipe multiprofissional que reúne psiquiatra, enfermeiro, assistente social, psicólogos, educador físico, educador social, oficineiros, entre outros. Oferta atendimentos individuais, em grupo, com familiares, visitas domiciliares e oficinas terapêuticas, trabalhando na lógica de redução de danos, da desinstitucionalização, reabilitação psicossocial e reinserção social.

O acesso aos CAPS pode ser feito por demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, por encaminhamento de uma emergência ou após uma internação clínica/psiquiátrica. Vale ressaltar que, preferencialmente, o usuário busque sua Unidade Básica de Saúde, uma vez que o mesmo pertence ao território, e que o Caps trabalha em rede, e diante da necessidade, a própria Unidade realiza contato com o Caps fazendo o encaminhamento do usuário.

Fonte: Ascom PMT