Uma nova fiscalização da operação Segurança Alimentar terminou com 3,4 toneladas de alimentos impróprios para consumo apreendidos em Tramandaí, no Litoral Norte. Cinco mercados foram vistoriados na quarta-feira (11), sendo que três tiveram de ser interditados por apresentarem péssimas condições de higiene. Outros dois foram autuados.
Entre os principais problemas registrados estão produtos com a validade vencida, sem rótulo, estragados ou armazenados de forma inadequada. Além disso, fiscais suspeitam que algumas embalagens encontradas foram deterioradas por roedores. Foi detectada também a presença de insetos em alimentos expostos para os consumidores. Em um dos locais, uma mosca foi vista pousando em um pedaço de carne que estava à venda.
Desde segunda-feira (9), representantes do Ministério Público (MP), Polícia Civil, Brigada Militar e de órgãos estaduais e municipais estão vistoriando estabelecimentos do litoral norte gaúcho para monitorar a qualidade dos produtos consumidos pelos veranistas.
Cinco praias de três municípios já foram alvo das ações: Torres, Capão da Canoa (praias de Curumim e Arroio Teixeira) e Tramandaí (incluindo Oásis). Até agora, 16 estabelecimentos foram fiscalizados e 4,9 toneladas de alimentos foram apreendidas.
Fonte: GZH