AO VIVO
AO VIVO
Home » Câncer de Intestino, diagnosticado na cantora Preta Gil, é o segundo câncer mais recorrente no Brasil

Câncer de Intestino, diagnosticado na cantora Preta Gil, é o segundo câncer mais recorrente no Brasil

por Marina Moesch
A+A-
Reset

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.  No último mês, a cantora Preta Gil utilizou as suas redes sociais para contar que foi diagnosticada com câncer no intestino, também chamado de câncer colorretal, após exames terem apontado a presença de um tumor adenocarcinoma na porção final do órgão.

Diante deste fato, foi realizado na manhã desta sexta-feira,27, entrevista no programa Revista Maristela com o médico cirurgião oncológico, Vinícius Borgmann, para abordar o tema. Conforme Vinícius, “o câncer de intestino infelizmente é comum no Brasil, a segunda causa prevalente de câncer na nossa população, normalmente acontece no intestino grosso. Nossa maior luta é o diagnóstico precoce, através de uma colonoscopia, pois quanto mais rápido for identificado pode haver grandes chances de cura, bem como um diagnóstico de pré câncer para tratar alguma lesão que pode vir a virar um câncer”.

O médico durante a oportunidade destacou ainda que “é preciso salientar que pessoas a partir de 45 anos deve começar a fazer esse exame, e pacientes com diagnóstico do câncer de intestino nos familiares de primeiro grau precisam fazer o exame dez anos antes do diagnósticos dessas pessoas que foram acometidas pelo câncer”. Sobre o pré-câncer o médico explicou que são as lesões polipoides malignas, diagnosticada como uma lesão que pode vir a virar um câncer. Esse tipo de câncer aparece em ambos os sexos, o fator genético corresponde a 10 ou a 15% da incidência para o desenvolvimento do câncer, o resto corresponde aos nossos hábitos de vida: tabagismo, consumo excessivo de carne vermelha, obesidade, entre outros.

O tratamento da doença pode ter êxito também em metástase, Vinícius explica que: “quando temos essa situação avançada, dependendo da situação ainda há chances de cura, mas o quanto antes melhor, até para menores intervenções no paciente. Quando for diagnostica as lesões pré câncer o médico, após o tratamento, vai orientar o paciente a respeito do tempo necessários para novos exames, o acompanhamento é fundamental”, destaca.

Quanto aos sintomas o médico ainda pede para que a  população fique atenta a dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia.