Na manhã desta terça-feira, 31, as festividades religiosas dos próximos dias foram pauta no programa Revista Maristela, a fim de promover o respeito e a unidade que as celebrações propõem: Homenagem a Iemanjá e Nosso Senhora dos Navegantes. Para falar sobre os festejos estiveram presentes na entrevista o secretário de Turismo, Sotério Júnior e a Mãe Cristina de Oya, representando as religiões de matriz africana Umbânda Nação e Kimbânda. O entrevistador âncora do programa, Leonir Alves, representava a Igreja Católica, sendo esta a organizadora da Festa dos Navegantes.
Na ocasião, o secretário destacou que: “ao ver essa união que está sendo construída o papel do governo é conversar com as pessoas de todos os credos respeitando suas opções religiosas, acredito que esse também é um motivador do poder público municipal. Na noite de quarta-feira, 1º de fevereiro, será realizada homenagem para Iemanjá, com a procissão que acontece há 24 anos em Torres. De acordo com a Mãe Cristina a saída será da rua Visconde de Pelotas até a Prainha, previsão de chegada 21h30 e os passes às 23h, após irão até o mar para cantar, orar e agradecer, com encerramento a meia noite. A orientação ainda é que cada um leve seus materiais e os recolha para manter a limpeza do meio ambiente. A prefeitura dará apoio na organização das festividades.
Já na quinta-feira,02, haverá a celebração com missa para Nossa Senhora dos Navegantes. A data é feriado em Torres. Conforme Sotério Júnior a programação terá várias atividades. A missa será feita na Prainha. Às 14h30 está prevista uma procissão com carros, saída da Igreja Santa Luzia até a beira do rio Mampituba. Às 16h, do Mampituba, sairá uma procissão motorizada até a Praça Nossa Senhora dos Navegantes, na Praia da Cal onde ocorrerão as bençãos dos carros. A novidade deste ano será os passeios de barcos, mediante a aquisição dos ingressos, também haverá a benção da saúde aos presentes. O secretário destaca ainda que o respeito deve prevalecer, e que ambos os dias serão repletos de homenagens e celebrações para todos os fiéis.