AO VIVO
AO VIVO
Home » Pronto Atendimento 24h de Arroio do Sal atendeu 4.565 pacientes durante janeiro de 2023

Pronto Atendimento 24h de Arroio do Sal atendeu 4.565 pacientes durante janeiro de 2023

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Visando maior transparência quanto ao número de consultas conforme classificação de risco do Ministério da Saúde, a Prefeitura Municipal de Arroio do Sal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passa a divulgar no final de cada mês, o relatório de consultas realizadas no Pronto Atendimento 24h de Arroio do Sal.

Este relatório divulgado nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, é referente às consultas realizadas no período de 1º a 31 de janeiro de 2023.

Durante o mês de janeiro foram registrados: 01 atendimento de caso classificado como Emergência (VERMELHO), 68 casos como muito urgente (LARANJA). No mesmo período, com classificação URGENTE (VERDE), 487 atendimentos e atendimentos considerados não urgentes (AZUL), 4.009. O total de atendimentos foi de 4.565.

O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão), afirma que a divulgação do relatório semanal de atendimentos do PA24h visa dar mais transparência sobre a gestão em saúde no município e reforça a importância da população buscar atendimento no PA24h somente em casos de urgência e emergência.

Classificação de risco

Os pacientes ao chegarem no Pronto atendimento são acolhidos conforme o Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco do HumanizaSUS, por meio da avaliação de um profissional de saúde, em quatro níveis de risco:

VERMELHO – EMERGÊNCIA (Zero minuto de espera): risco de morte ou em condições de extrema gravidade como crises de convulsão, paradas cardiorrespiratórias, hemorragias sem controle, queimadura em mais de 25% do corpo, entre outros semelhantes.

LARANJA – MUITO URGENTE (30 min): Casos que existem riscos para os pacientes, mas eles não são imediatos como vômitos intensos, desmaios, crises de pânico, irregularidades nos sinais vitais, e assim por diante.

VERDE – POUCO URGENTE (120min): Casos menos graves como febres, dores leves, viroses, tonturas, resfriados, náuseas, hemorragia sob controle, entre outros.

AZUL – NÃO URGENTE (240min): Quadros mais simples como aplicação de medicamentos receitados pelo médico, troca de sonda, dores relacionadas a condições crônicas já diagnosticadas etc. Esses pacientes podem ser atendidos preferencialmente nos ESF’s (unidades de saúde dos bairros).

A Secretaria Municipal de Saúde reforça os horários de atendimento no Pronto Atendimentos 24h e nos ESF’s do Município:

Pronto Atendimento 24h (PA 24h) está localizado na Rua Ademar Dias Valim, nº 191, Centro de Arroio do Sal. Fone (51) 99504-0287.

Para informações de atendimentos junto aos ESFs, contate:

ESF Centro

Rua Joaquina Vargas, n°198

Centro – (51) 3687-3542

ESF Figueirinha

Rua Belo Horizonte, n°444

Figueirinha – (51) 3687-3546

ESF Rondinha

Rua K, n° 6900

Rondinha – (51) 3687-3548

ESF Balneário Atlântico

Avenida Interpraias Norte, n° 8577

Balneário Atlântico – (51) 3687-3549

Bom Jesus

Avenida Jardins, n°120

Praia Bom Jesus – (51) 3687-3547

Fonte: Ascom PMAS