AO VIVO
AO VIVO
Home » Região Caminho dos Canyons é ativa no mapa do turismo brasileiro

Região Caminho dos Canyons é ativa no mapa do turismo brasileiro

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

O Colegiado de Turismo da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), que integra a Região Caminho dos Canyons, participou de uma reunião de sensibilização sobre a atualização do mapa do turismo 2023 com a Santur.

Os interlocutores estaduais Daiko Silva e Karina Baldança apresentaram as ações desenvolvidas pela Santur. A presidente interina da IGR Caminhos dos Canyons, diretora de Turismo de Sombrio, Rosana Martins, observa que foi uma troca de informações bastante importante sobre o mapa do turismo brasileiro que é uma das ações do programa da regionalização do turismo para tratar de pré-requisitos, os prazos, andamento das próximas ações para inserir as cidades no mapa do turismo brasileiro. “Já temos 11 municípios inseridos no Mapa, que passou desde 2020 a ter nova portaria com inserção anual. Esta reunião já nos deixou mobilizados para manter nossa região em evidência”, observa.

Rosana explica que existem pré-requisitos como ter conselho de turismo ativo, responsável por turismo, atrativos, orçamento, uma atividade turística cadastrada no Cadastur, sendo que é muito importante o cadastramento geral, dentre outras. Conforme os dados do sistema há avaliação da categoria. Na região são dois na categoria C, sete na categoria D e dois categoria E. “A expectativa é que os munícipios que não conseguiram entrar no passado consigam entrar esse ano”.

O presidente da AMESC, prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa, parabeniza a mobilização dos gestores em fazer esta atuação integrada entre os municípios da região para cada vez mais o turismo trazer ainda mais desenvolvimento diante de toda sua potencialidade.

“Cada município que tem a certificação homologada recebe o Mapa, como é política pública o turismo, ter esta certificação é um requisito importante na busca de recursos para projetos por estar estruturada”, ratifica Rosana.

Segundo a secretária de Turismo de Balneário Arroio do Silva, estar no Mapa contribui para o desenvolvimento do turismo local e regional. “Para Balneário Arroio do Silva o Mapa do Turismo é a consolidação da importância do setor para a economia da cidade, além de trazer uma série de benefícios, como a organização do setor e acesso a políticas públicas. Nosso município também aguarda a atualização da categorização, já que o desempenho da economia do setor pode resultar num avanço da categoria ao qual o município pertence”.

Fonte: Ascom Amesc