A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, na sexta-feira,24, o último boletim do programa Balneabilidade da temporada 2022/2023. Nesta semana, dois pontos aparecem impróprios para banho:
- Balneário Pedro Osorio – Rio Piratini;
- São Jerônimo – Praia do Encontro, no Rio Jacuí.
No total, 90 pontos são monitorados em 43 municípios.
A divulgação desta semana levou em conta 59 pontos com coletas e análises realizadas pelo o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) nos balneários da praia do Laranjal, e pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) nos demais balneários contemplados pelo programa. Já a divulgação dos 31 pontos monitorados pela Fepam no Litoral Norte se encerrou na sexta-feira passada (17/02).
O presidente da Fundação, Renato Chagas, comemorou o resultado do projeto, que é realizado desde 1979. “Nós observamos que todos os pontos monitorados pela Fepam no Litoral Norte apresentaram condição própria para banho durante todo o período de veraneio. Também temos que comemorar os resultados dos balneários do Litoral Médio e Sul que, em sua maioria, indicaram condições de balneabilidade”, afirma.
Chagas ainda destaca que essa conquista é mérito dos municípios. “Um dos fatores que levaram a esse resultado positivo é, sem dúvida, o comprometimento dos municípios com infraestrutura para saneamento básico. O Balneabilidade encerra mais uma edição reafirmando a credibilidade do programa e a importância dele para o cidadão gaúcho”, concluí.
Fonte: Fepam
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.