Desde a manhã de sábado, 25 de fevereiro, a ponta sul da Lagoa do Violão junto à avenida José Bonifácio, onde é realizada a Feira Ecológica, em Torres, está identificada por uma placa em homenagem ao ativista ambiental Nabor Guazzelli. A inauguração coroou um caminho iniciado em 2021 por uma das muitas organizações fundadas pelo Senhor Nabor, assim chamado pela maioria das pessoas que o conheciam.
“A Onda Verde fez a proposta e conversou com os representantes da mesa diretora (da Câmara de Vereadores) que propuseram, nomeando a praça com uma homenagem ao Senhor Nabor”, relatou o vereador Moisés Trisch.
Marcado por emoção dos familiares – a esposa Lúcia, o filho Nabor, a enteada Tâmara Batista Guanabens e os netos Lorenzo e Johann-, teve falas dos representantes do Parque Estadual da Itapeva, cooperativas de consumidores Coopet (de Três Cachoeiras) e Ecotorres, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Comitê da Bacia do Rio Mampituba, Centro Ecológico. Os deputados Jeferson Fernandes e Elvino Bohn Gass também estavam representados. A arte da placa é do artista plástico e associado da Onda Verde Jorge Hermann.
Breve biografia
Natural de Porto Alegre, o engenheiro agrônomo e funcionário do Banco do Brasil era apaixonado por Torres. Visionário e grande defensor do Meio Ambiente, Nabor lutou pela recuperação da Lagoa do Violão e incentivou de forma concreta o desenvolvimento da agroecologia no litoral norte do Rio Grande do Sul, apoiando a criação da Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres (Acert), primeira associação de agricultura ecológica da região. Também foi sócio fundador da ONG Onda Verde e da cooperativa Ecotorres. Atuou na criação do Parque Estadual da Itapeva, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Faleceu aos 98 anos, em Torres.
“Sem falsa modéstia, a gente termina reconhecendo que não trabalhou em vão”, é uma frase extraída de uma fala do Senhor Nabor em 23 de dezembro de 2019, na confraternização dos 20 anos da cooperativa Ecotorres e seu aniversário de 96 anos.
Fonte: Ascom Centro Ecológico
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.