A tarde do último sábado foi marcada pela ocorrência de temporais com chuva intensa e fortes rajadas de vento no Litoral Sul catarinense. De acordo com a equipe de meteorologia da DC/SC, os temporais foram provocados pela combinação do fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, da formação de uma área de baixa pressão no mar e do aquecimento diurno.
Através dos produtos do radar meteorológico de Lontras e das imagens aéreas e in loco dos danos, a equipe de meteorologia da DC/SC concluiu que uma supercélula atingiu a região. Este fenômeno é capaz de provocar rajadas em torno de 100 km/h a medida em que se aproxima de uma região, sendo esta foi a velocidade estimada pelo radar de Lontras e também a registrada na estação meteorológica de Araranguá (103 km/h às 18h). Assim, o evento foi classificado como Tempestade local/convectiva – Vendaval: COBRADE 1.3.2.1.5.
Em alguns municípios da região, entre às 17h30 e 18h, uma intensa tempestade provocou fortes rajadas de vento. Casas foram danificadas, além da queda de árvores e postes da rede elétrica.
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.