Medidas são tomadas após ataque que matou quatro crianças em Blumenau
O governo de Santa Catarina vai reforçar e ampliar a segurança no ambiente escolar da rede pública. Uma das principais medidas será a presença de segurança armada em cada uma das 1053 escolas estaduais, por meio de um protocolo integrado das forças de segurança do Estado. Além desta medida, foi anunciado também a criação do Comitê Permanente de Operações Integradas para monitorar a implantação das ações, avaliar resultados e sugerir novos esforços para a segurança nas unidades de ensino. O anúncio das medidas foi feito nesta segunda-feira, 10, durante a solenidade.
O investimento previsto para efetivar as medidas de segurança nas escolas é de R$ 70 milhões.
Medidas de segurança
De acordo com o governo, as medidas serão implementadas nas 1053 unidades estaduais de ensino, que fazem parte do protocolo de segurança nas escolas, intensificado após a tragédia em Blumenau. A primeira medida–colocada em prática ainda na última quinta-feira, 6 de abril – é a ronda ostensiva de policiais militares na frente de todas as escolas da rede pública. Além disso, as Guardas Municipais também estão reforçando a segurança nas creches e escolas municipais.
Entre as outras ações destacam-se também o treinamento de professores da rede pública estadual para resposta rápida e segura e a contratação de segurança armada para atuar nas escolas pelo recrutamento de policiais civis ou militares e bombeiros que compõem o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP). As ações contam com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (SED) e vão garantir mais segurança para os mais de 520 mil estudantes da rede estadual de ensino.
Informações: SECOM GSC
Foto: Reprodução/TV Globo
>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.