AO VIVO
AO VIVO
AO VIVO
Home » Nova coleta seletiva deve começar em breve em Torres

Nova coleta seletiva deve começar em breve em Torres

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Cooperativa de Trabalho dos Recicladores Coopersal, será responsável pela coleta seletiva de resíduos recicláveis no Município.

Uma nova empresa deve assumir a coleta seletiva em 30 dias em Torres, foi o que garantiu a Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Fernanda Brocca, em entrevista para Rádio Maristela, nessa quarta-feira, 12.

A contratação da cooperativa consistirá na prestação de serviços de coleta seletiva modelo porta a porta, beneficiando toda população, além de triagem de resíduos seletivos, operacionalização e beneficiamento de resíduos da construção civil, assim como compostagem a partir de resíduos de poda e madeira. Quanto a coleta no modelo porta a porta, será para aqueles resíduos seletivos devidamente dispostos em local e embalagens apropriadas, nos mesmos moldes da coleta convencional de lixo. Após realizada a coleta, será feita a triagem dos resíduos coletados para posterior tratamento.

O vulto contratual dos serviços da Cooperativa para o município, terá além do manejo dos resíduos seletivos, assim como o aproveitamento e beneficiamento de resíduos da construção civil (caliça, restos de obra), bem como, moagem de madeira e poda de galhos, para a criação de leiras para compostagem, o que transforma a matéria orgânica em adubo natural que pode ser usado em diversas situações, além de que contribui para uma redução no aquecimento global.

A cooperativa irá se instalar na RECIVIDA, com uso dos equipamentos e bens móveis do local. Não está compreendido na coleta porta a porta a coleta de resíduos de construção civil (RCC), madeira, poda, resíduos industriais, saúde e hospitalar. Somente será gerenciada pela Cooperativa dentro da unidade RECIVIDA os resíduos seletivos, RCC, madeira e poda, pela operacionalização da limpeza urbana do Município.

Os particulares que optarem por destinar resíduos para a Cooperativa, poderão fazê-lo por meio de pagamento direto à Cooperativa com valor a ser fixado para recebimento destes materiais. A Cooperativa desenvolverá uma correta destinação de resíduos, assim como seu aproveitamento, beneficiamento, dentro das particularidades de cada resíduo, o que contribuirá para um meio ambiente ecologicamente equilibrado e para o Município.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.